DEMSUR

Na última semana, de acordo com o programa predeterminado de capina e roçada, equipes do DEMSUR concluiram a limpeza no bairro Inconfidência I e II, Dornelas II (roçada), Padre Tiago (capina e roçada) e prosseguiram no Gaspar (capina) até o início dessa semana. Mais equipes trabalham em outros pontos da cidade roçando, estrada que leva ao Santana e escadão da Encoberta assim como o local conhecido como “Corte” (entrada dos bairros Santa Terezinha e São Cristóvão). Também foi iniciado o serviço de roçada nos bairros João VI e João XXIII.

DEMSUR no enfrentamento a dengue

O DEMSUR tem buscado realizar e manter o serviço de capina nos 68 bairros do município que conta atualmente com um total de 3.061 ruas. Contando apenas com 30 agentes (servidores, terceirizados e conveniados) para fazer a limpeza em todo o município, a autarquia não tem autorização do Ministério Público (MP) para contratar novos profissionais, o que torna para o DEMSUR um desafio e uma luta diária frente ao problema enfrentado pelo município no combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor do vírus que transmite a dengue, chikungunya e zika.

Rodrigo Guarçoni, Diretor Geral do DEMSUR em Audiência Pública realizada na noite do dia 16, na Câmara, falou das ações que vem sendo realizadas pela autarquia e ressaltou a importância do cidadão mais participativo e do desafio no enfrentamento ao vírus. “O DEMSUR está trabalhando em parceria com as secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Educação e Obras Publicas com apoio da Polícia Militar conscientizando a população, um dos principais agentes de combate a dengue, a manter suas casas, quintais limpos”. E disse ainda: “o maior problema enfrentado pela autarquia é na identificação dos proprietários de terrenos. Foram emitidas aproximadamente 600 notificações de limpeza de terrenos particulares. A partir da notificação, o proprietário terá até 30 dias para limpar o terreno. Caso não o faça, o município poderá fazê-lo e depois cobrar pelo serviço” e reforçou: “a população tem que fazer a sua parte, não descartar o lixo em terrenos baldios, esquinas, colocar o lixo nos dias e turnos que a coleta é feita no bairro. Dedicar 10 minutos semanais para fazer uma vistoria na sua casa, na escola ou no ambiente de trabalho, só assim será possível acabar de vez com esta doença”, afirma.

O controle do vetor é uma tarefa que ultrapassa o âmbito da saúde e exige ações de todos os serviços públicos e também da população. O foco continua sendo a mobilização da sociedade, da limpeza urbana e de todos os demais agentes que possam contribuir para o controle do vetor.

Outras matérias: confira na edição 697 do Folha do Sudeste

Share: