Concerto para Dança e Música credito guto muniz

Muriaé e os distritos de Pirapanema, Belisário, Itamuri, Bom Jesus da Cachoeira e Vermelho receberão, a partir de março deste ano, o Circuito Cultural Grande Hotel Muriahé, que oferece diversas atrações artísticas. Realizada pelas Unidades Zona da Mata da Votorantim Metais, em parceria com a Fundação de Cultura e Artes (Fundarte), a iniciativa promove uma programação diversificada que visa oferecer alternativas gratuitas e a preços populares de entretenimento, buscando democratizar o acesso à arte e à cultura na região. Ao longo do ano, será realizada uma série de espetáculos teatrais e de dança, além de concertos e exposições de artes visuais. Também serão oferecidos programas educativos que têm o objetivo de aproximar novos públicos dessas expressões artísticas, por meio de debates, bate-papos e palestras. Grande parte da programação será executada no recém-inaugurado Teatro Municipal Belmira Vilas Boas, localizado em Muriaé. As atrações também circularão por distritos de Muriaé, permitindo o intercâmbio de artistas e agentes culturais.

Para inaugurar o Circuito Cultural Grande Hotel Muriahé, foi apresentada no Teatro Municipal Belmira Vilas Boas, no dia 3 de em março, a peça ”Concessa Tecendo Prosa”, da premiada atriz Cida Mendes, que já ultrapassou as 1.500 apresentações em todo Brasil. A atração é uma comédia sobre o cotidiano de uma dona-de-casa simples e contestadora, que leva o público a refletir com humor sobre a simplicidade da vida, mesmo num mundo globalizado. No dia 12, próximo sábado, às 21h, a bailarina e coreógrafa muriaense Dudude Herrmann se une ao músico Renato Motha para apresentar o espetáculo “Concerto para Dança e Música”. Com dois momentos distintos, o concerto propõe uma diversidade de estilos e instiga o público a perceber modificações nos modos de dançar e tocar de cada artista. Para Christian Andrade, gerente das Unidades Zona da Mata da Votorantim Metais, o Circuito reforça o compromisso da Companhia em democratizar o acesso à cultura. “A partir dessa iniciativa, a empresa contribui para o desenvolvimento de cidadãos, por meio da valorização e disseminação da arte e cultura. O Circuito irá beneficiar não só o grande público, mas também produtores e artistas locais. Estamos muito satisfeitos com mais essa parceria de sucesso com a Fundarte e, consequentemente, o poder público de Muriaé”, ressalta Christian.

Parceria de sucesso
A parceria das Unidades Zona da Mata da Votorantim Metais com a Fundarte começou em 2010, com o Festival Gastronomia da Serra, realizado em Pirapanema, iniciativa que visa promover a valorização da cultura e do turismo rural, incentivando, ainda, o comércio e a economia do distrito e da área urbana. O evento, que neste ano já vai para sua sexta edição, surgiu a partir do eixo de Turismo do Ecos da Mata, Programa realizado entre 2010 e 2011 no leste da Zona da Mata mineira pelas Unidades Zona da Mata, que teve como objetivo principal promover a melhoria das condições de vida na região, criando bases para a valorização da sua identidade regional, com envolvimento de governo, iniciativa privada e terceiro setor. “A parceria com a Votorantim Metais sempre foi de muito envolvimento e voltada para ações de desenvolvimento da região. Os vários projetos realizados durante os últimos anos levaram mais cultura, arte e lazer para as comunidades”, destaca Gilca Napier, superintendente da Fundarte.

Share: