votorantim

Programa Ecos da Mata e processos de reabilitação ambiental são os mais reconhecidos, entre os projetos realizados pela empresa na Zona da Mata

A Unidade de Mineração Miraí da Votorantim Metais foi homenageada recentemente como uma das empresas commaior destaque em responsabilidade socioambiental, durante solenidade de entrega da Comenda Luzimar Góes Telles, na Casa de Festas Manto Verde, em Cataguases (MG).

A ocasião reuniu mais de cem convidados, entre sociedade civil e personalidades públicas, como o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José de Alencar Pinto Farage, o chefe de gabinete Thomaz Esteves -representando o prefeito José Cesar Samor -, e o Promotor do Meio Ambiente, Gustavo Garcia Araújo.

Criada para dar publicidade e reconhecimento àspessoas, autoridadese instituições que se destacam em responsabilidade socioambiental, a comenda é uma iniciativa conjunta do Rotary Clube de Cataguases, Polícia Militar do Meio Ambiente, Casa da Amizade e Associação Regional de Proteção Ambiental (ARPA). Anualmente, uma comissão paritária, composta por representantes das entidades organizadoras, faz as indicações e por votação são escolhidos os agraciados.

Destaque na categoria Instituições, a Votorantim Metais, consciente da importância de se fortalecer as iniciativas locais para o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua, realiza uma série de projetos sociais e ambientais na Zona da Mata. De acordo com o gerente da Unidade Miraí, Christian Fonseca de Andrade,os processos de reabilitação ambiental e o Programa Ecos da Mata são os mais reconhecidos.

“Em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), realizamos dois trabalhos, um de melhoria das práticas de reabilitação e outro de elevação da biodiversidade nas áreas reabilitadas pela empresa. Além disso, já foram feitas várias teses de mestrado e doutorado dentro das nossas áreas”, esclarece o gerente.

Já o Ecos da Mata é resultado de um diagnóstico socioeconômico e ambiental realizado em 2010 em nove cidades da Zona da Mata. Implantado em 2011, o programa tem como objetivo colaborar com o desenvolvimento da região. “Um dos resultados mais expressivos desse programa foi a implantação, esse ano, da Ademata, agência que atua como parceira dos municípios, elaborando novos projetos e auxiliando em ações já existentes, a partir do contato direto com representantes das comunidades e envolvimento do poder público e privado”, ressalta.

Segundo o gerente, a Votorantim Metais também busca investir em práticas de responsabilidade socioambiental dentro das operações e, alinhada ao Instituo Votorantim, realiza outros projetos, em áreas como educação, trabalho e cultura, o que também justifica o reconhecimento e a homenagem, por parte dos organizadores da Comenda Luzimar Góes Telles, como uma das empresas de maior destaque em responsabilidade socioambiental.

Sobre a Votorantim Metais 

A Votorantim Metais é uma Empresa do Grupo Votorantim, um dos maiores conglomerados empresarias da América Latina. A Companhia possui dezessete (17) unidades: onze (11) no Brasil, quatro (4) nos Estados Unidos, uma (1) na China e uma (1) no Peru. A Empresa é a maior fabricante de níquel eletrolítico da América Latina, líder no mercado brasileiro de alumínio e uma das cinco maiores produtoras de zinco do mundo. Esta sinergia reforça a posição da Companhia como segunda maior empresa brasileira de metais básicos, com faturamento de R$ 9,2 bilhões em 2012 e aproximadamente 10 mil funcionários. Em 2013, a Votorantim Metais, alinhada ao Instituto Votorantim, está realizando 50 projetos, com um investimento de aproximadamente 10 milhões de reais.

Share: