LAR OZANAM

A Obra Unida Lar Ozanam, é uma instituição sem fins lucrativos, de utilidade pública, com formação pautada na essência vicentina, beneficente, caritativa, com objetivo da prática da caridade cristã no campo da assistência social e da promoção humana, especialmente no abrigo e cuidado das pessoas idosas, criada pela Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP) há mais de 50 anos, todavia, somente foi oficialmente constituída em 25 de outubro 1992.

A instituição oferta toda a assistência necessária ao acolhimento e desenvolvimento saudável do idoso, incluindo alojamentos triplos, com banheiro, 6 refeições diárias, assistência religiosa, vestuário, higiene pessoal, lazer, tudo acompanhado por cuidadores de idosos, enfermeiro, assistência social, fisioterapeuta, psicóloga, nutricionista, farmacêutica, e assessoria  jurídica.

Colaboram com a entidade 28 funcionários, entre eles: Diretor, Administrador, Psicóloga, Assistente Social, Farmacêutica, Nutricionista, Assessora Jurídica, Contador, Motorista, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Cuidador de Idoso, Auxiliar de Manutenção, Auxiliar de Serviços Gerais, Lavadeira, Cozinheira, Auxiliar de Cozinha, e 4 prestadores de serviços, que já estão inseridos entre as funções citadas.

O Lar conta também com serviços voluntários, como cabeleireira, preparador físico, atividades recreativas (como bingo e contação de histórias), lanches especiais uma vez na semana e visitas de grupos religiosos.

As demandas do Lar Ozanam se dão a partir de solicitações de vagas para idosos a partir de familiares, encaminhamentos pelo CRAS, CREAS, NASF, PSFs e Ministério Publico. Após as solicitações, são realizadas visitas domiciliares pela equipe técnica, composta por enfermeiro, assistente social e psicóloga. A idade mínima para ser acolhido é 60 anos, conforme determina o Estatuto do Idoso, levando sempre em consideração o risco social ao qual ele está submetido, assistência de familiares e estado de saúde.

O gerente administrativo do Lar Ozanam, Mayco Wembley Barbosa Lima, cita as palavras do Papa Francisco: “Como ser cristão e ver o seu irmão aflito, sem chorar com ele?! É permanecer sem caridade, é ser cristão de pintura, é não possuir nada de humanidade, é ser pior que os animais” e completa: “Nossa existência está vinculada à caridade. Sem nossos parceiros seria impossível cumprir a missão desta casa. Juntos, somos fortes e podemos ofertar qualidade de vida àqueles que mais precisam de nós. A todos os voluntários, doadores, parceiros, nossa gratidão. Vocês são responsáveis por ofertar o céu na terra aos mais necessitados, aconchego no momento de dificuldade, colo aos nossos idosos. A alegria de servir ao próximo transborda o coração e inunda a alma. Aos que não conhecem nosso trabalho, fica nosso convite. Venham participar conosco dessa nobre causa, fazer a diferença na vida daqueles que clamam por atenção. Sua ajuda é bem vinda”, destaca.

Atualmente as maiores necessidades da instituição são: açúcar, leite, feijão e fraldas geriátricas tamanho G. A visita pode ser feita todos os dias no horário de 14h ás 16h. Mais informações pelo telefone 32 3722-4367.

Share: