Cursos profissionalizantes prepararam centenas de jovens e adultos para mercado de trabalho em Muriaé

A solenidade de formatura dos 502 alunos dos cursos da Prefeitura e SESI/SENAI aconteceu na última quarta (5), no Muriaé Tênis Clube. É a primeira vez que a Escola Móvel do SESI/SENAI vem à cidade, oferecendo 13 cursos profissionalizantes, capacitando a mão de obra e dando mais chances no mercado de trabalho aos estudantes.

Estiveram presentes, o presidente da FIEMG Regional Zona da Mata, Francisco Campolina, a gerente SESI do Programa Escola Móvel, Joana D’arc Oliveira Furtado, o prefeito de Muriaé Grego, o vice prefeito Marcos Guarino, o vereador Jair Abreu, a vereadora Helena Carvalho, representando o Legislativo Municipal, Presidente da CDL Muriaé Leandro Lattini entre outras autoridades municipais estaduais e federais.

A parceria ofereceu os cursos de Educação Ambiental e Sustentabilidade, Auxiliar Administrativo, Secretariado, Atendimento ao Cliente, Confeiteiro, Pedreiro de Alvenaria, Mecânico de Motos, Costureira Assistente, Eletricista Predial, Patchwork Embutido, Trançado de Fita, Boneca de EVA e Patch Apliquê. “Os cursos capacitam os alunos e muitos dão a oportunidade de trabalharem por conta própria”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais e presidente do SindModa, Carlos Magno de Oliveira. Segundo ele, sua determinação sempre foi de trabalhar em cima da qualificação profissional, voltando-se para ações como essas.

“Me foi designado pelo prefeito Grego que trabalhasse nesse sentido, em conjunto com os órgãos da área. Demos o suporte que a Escola Móvel precisava. Foi sucesso, uma alegria imensa ver o brilho no olhar dos formandos e de seus familiares. Agora eles podem ter seu próprio negócio, seu emprego, se auto sustentar, depende só deles mesmos, eles estão aptos para enfrentar o mercado de trabalho. Mais de 70% dos formandos em projetos deste tipo, segundo pesquisas, já começam seu próprio negócio”, completa.

Os estudantes, no momento da visita, se expressaram em relação à qualidade do curso. “Agora estou preparado para trabalhar e me sinto seguro com o aprendizado, pois tive muitas aulas práticas que me deixaram pronto para executar as tarefas”, explicou o aluno do curso de Eletricista Predial, Carlindo Carlos Torres.

O Prefeito Grego e o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais, Carlos Magno receberam um certificado da FIEMG destinado ao Município de Muriaé que registra a passagem da Escola Móvel pela cidade e o número de alunos formados.

PREFEITO RESSALTA IMPORTÂNCIA DE QUALIFICAÇÃO DA MÃO DE OBRA EM PERÍODOS DE CRISE

Empresários já entraram em contato com a Prefeitura em busca de mão de obra especializada. O prefeito Grego esteve na Escola Móvel na terça, para desejar boas provas. “Tivemos 100% das vagas preenchidas. Tenho certeza de que neste exato momento que o país enfrenta uma forte crise econômica e alto índice de desemprego, nós estamos oferecendo a mais de 500 pessoas a chance de conquistar empregos e gerar renda para suas famílias”, afirmou o prefeito. Também presente na solenidade de entrega dos certificados, Grego desejou muito sucesso aos formados em seus novos desafios. “Estamos muito satisfeitos em ter proporcionado uma oportunidade de capacitação como essa”, completa.

Veja mais na edição 752 do Folha do Sudeste

Share: