DSCN7565 - Cópia

Começam oficinas para chefes de cozinha do Gastronomia na Serra

Tiveram início, nesta semana, as oficinas para chefs de cozinha dos restaurantes que irão participar da 4ª edição do“Gastronomia na Serra”, a ser realizado no distrito de Pirapanema, entre os dias 05 e 08 de junho.

Na terça (20) e na quarta-feira (21), a consultoria ficou por conta do chef Glauco Sansoni, que é natural de Brasília e reside em Vila Velha (ES). Com muita tranquilidade e simpatia, ele apresentou, na primeira noite de workshop, um saboroso “Ceviche Peruano”.

A versão tradicional do prato, que leva peixe cru marinado em suco de limão, cebola e pimenta, ganhou diversas releituras até cair no gosto de vários outros países latino-americanos, inclusive o Brasil. “Fizemos o Ceviche com filé de tilápia, que é um produto abundante na região, e saladas de palmito e cogumelo. São produtos consumidos no dia a dia e que, a partir de novas técnicas de preparo, irão atrair a clientela durante o festival”, garantiu Sansoni.

Mas o chef não ficou apenas na receita. Ele também deu muitas dicas culinárias – como cortes corretos para a cebola e o palmito –, tirou dúvidas dos “alunos” e, acima de tudo, incentivou-os à preparação adequada dos alimentos produzidos no distrito –balas de coco, palmito e temperos – para que possam ser comercializados durante o “Gastronomia na Serra”, em forma de souvenir.

Ao final do encontro, os participantes, organizadores e o chef brasiliense degustaram o Ceviche, acompanhado de uma cerveja bem gelada.

Já na quarta-feira (21), o grupo reuniu-se novamente em Pirapanema, dedicando-se à preparação de temperos e de uma saborosa receita à base de carne vermelha.

Fonte:Circuito Cultural GHM

Share: