A Igreja São José Operário, bairro Safira (Paróquia Santa Cruz) matriz, sede que abrange 9 comunidades comemora em 2017 seu Jubileu de Ouro. Foi iniciado o Novenário de São José Operário, no dia 23 de abriu, seguindo até dia 1º de maio, dia do padroeiro. Segundo o pároco Pe. Severino, São José tem duas festas litúrgicas: a oficial, no dia 19 de março, e a de São José Operário, que surgiu mais recentemente, criada pelo Papa Pio XII, para atender as necessidades dos trabalhadores de todo mundo.
Segundo ele, nos tempos atuais, é necessário ter uma preocupação com o trabalho, o desemprego e as injustiças sociais, uma época de reflexão, para recorrer à interseção de São José, definido nas Sagradas Escrituras como um homem justo, invocando-o como modelo de justiça e de honestidade, servindo de espelho para todos os trabalhadores. “Em cada dia de festividade, uma das comunidades fica responsável pela liturgia. Alguns padres da cidade, de outras paróquias, também virão celebrar, dando sua contribuição como sacerdotes amigos. As pessoas têm a devoção e admiração com muitos santos e isso é muito bonito, mas São José e a Virgem Maria são duas diferentes figuras santificadas, pois os outros escolheram Deus e eles foram escolhidos por Deus. Por isso, devemos sempre recorrer à interseção deles”, afirma. Ele convida todos os muriaeenses para acompanhar as festividades da igreja.
Pe. Severino está atualmente há 6 meses na paróquia, mas já está de saída. Isso porque os superiores da Congregação dos Passionistas resolveram entregar a paróquia ao Bispo, algo que ele não foi muito favorável, porque acredita que estava sendo feito um trabalho muito bonito e proveitoso, com as comunidades crescendo fisicamente, na unidade e fraternidade. “Conseguimos com a contribuição e sensibilidade do povo fazer muitas melhorias. A Igreja São José Operário é a mais velha da paróquia e tem que ser enaltecida nessas festividades de 50 anos. Temos registros de quando ainda era uma capelinha, mas foi crescendo, embora ainda tenhamos muito a fazer, com alguns projetos em andamento. Que Deus nos abençoe, revigore de ânimo, de alegria, na certeza de que vivemos essa bonita Era do Cristo Ressuscitado”, completa.
A equipe convida a todos para a 2ª Galinhada do Zé, que acontecerá no dia 30 de abril no salão da comunidade. Já no Dia do Padroeiro (1º de maio), às 8h, haverá carreata saindo da igreja e, logo após, missa às 9h e às 19h, encerrando as comemorações.

Share: