Narlon Lopes da Silva, com apenas 24 anos de idade, tornou-se o vereador mais jovem escolhido para presidir a Casa Legislativa do município de Laranjal MG. Em sua primeira participação política, logo foi eleito, com 208 votos, um dos 9 vereadores, concorrendo com quase 70 candidatos na cidade, que conta com 5,3 mil eleitores. É partidário do PMDB, cujo diretório no município é o segundo mais antigo de Minas Gerais. Seu interesse pela área surgiu desde quando era criança, pois vem de uma família com tradição na política, com dois tios que foram ex-prefeitos: Onório Soares da Silva (eleito por dois mandatos) e João Soares da Silva (dois mandatos de vice-prefeito e um de prefeito). Ele foi indicado e escolhido para dar continuidade a essa história. Liderança sempre foi um de seus pontos fortes, pois sempre foi líder de turma na escola e nos times de futebol. Sua vocação foi enxergada pelo amigo e ex-político Gerson Agostinho, do distrito de Sapucaia, vereador por 4 mandatos na Casa, sendo inclusive o mais votado da história de Laranjal até hoje, com mais de 500 votos, então ele deu aquele empurrãozinho que faltava.

Apesar de representar a oposição, os vereadores estão dispostos a ajudar no que for preciso, sem fazer politicagem e sem defender interesses particulares ou determinado lado político, mas sim pensando em Laranjal e no bem-estar comum para a comunidade, estando, portando, Câmara e Prefeitura andando de mãos dadas. De acordo com Narlon, antigamente a oposição queria só prejudicar o prefeito, mas agora a mentalidade está mudada. “Não é porque o prefeito é oposição que vamos deixar de ajudar a cidade e a população. Estamos aqui para aprovar as reivindicações e se analisarmos que elas são procedentes, vamos fazer. Prova disso é que a grande maioria dos projetos que foram mandados para cá até hoje foram aprovados, independente de quem mandou, se foi ou não o prefeito”, explica.

Ele cita como exemplo o evento realizado no sábado (29/04), representando uma união entre Câmara, Prefeitura e Secretaria de Saúde, com arrecadação em benefício ao Hospital Comunitário de Laranjal, mais uma prova de que o Executivo caminha de mãos dadas com o Legislativo. Foi a visita do time de Masters do Flamengo para uma partida amistosa. “Temos um amigo de Recreio, que está sempre em Laranjal e tem contatos fortes, como o Donizete Pantera. Foi um verdadeiro sucesso, pena que foi pouco divulgado, porque somente na terça-feira conseguimos confirmar, um prazo curto para divulgar na região, mas foi dentro do que esperávamos. Foi muito bacana, um evento que entrou para a história de Laranjal e do XV de Novembro, campo onde aconteceu o jogo. Nesse gramado estrelas como Mauro Galvão (Vasco, Botafogo, Grêmio e Seleção Brasileira, campeão Brasileiro, da Copa Libertadores da América e Campeonato Carioca), Donizete Pantera (Vasco, Corinthians, clube do México e Seleção Brasileira, campeão Brasileiro e da Copa Libertadores) e Adílio (Flamengo, campeão Brasileiro e Mundial) e Nélio (também ex-jogador do Flamengo). Esperamos continuar essa parceria com a Prefeitura e sempre fazer eventos, sejam esportivos, culturais ou artísticos, sempre que possível em prol do hospital e atraindo público para a cidade”, relembra.

Outro grande feito da Câmara foi o repasse de R$ 46 mil para a Prefeitura, de economia dos primeiros quatro meses da Casa Legislativa. De acordo com as previsões de Narlon, se continuar nessa média, passará a quase R$ 180 mil até o final do ano, um valor nunca visto naquele município. Sobre os projetos, ele vê com otimismo o futuro. “Temos sede própria, um prédio reformado há dois anos. Queremos fazer melhorias, sem altos gastos. Estamos reformulando nossa estrutura física, com microfonagem para os vereadores, jurídico e oradores, mas também a mentalidade, algo que nunca fizeram outros que passaram aqui. Temos também a idéia da transmissão online da reunião para toda população, assim, quem não puder vir, pode acompanhar pelas redes sociais e ficar atualizado sobre a cidade. A reunião acontece a cada 15 dias, na segunda e quarta terças-feiras do mês. Além disso, o clube XV de novembro está muito abandonado aqui, ninguém nunca ajudou, com exceção do ex-prefeito João Silva. Queremos ajudar a melhorar a estrutura, porque é o primeiro campeão de Laranjal, que colocou o nome da cidade no cenário esportivo da Zona da Mata na década de 50. Já entreguei projeto para iluminação, reforma da arquibancada e do vestiário. Também não posso esquecer do distrito de Sapucaia, onde fui o segundo vereador mais votado. Já pedi uma quadra poliesportiva para lá e demais melhorias para o local”, garante.

Narlon acredita que estão dando exemplo no Legislativo e afirma que assumir a presidência da Câmara é um grande desafio, o qual encara com juventude, disposição, coragem, humildade e convivência com as pessoas, tentando acertar sempre e minimizar os erros. Ele garante que os laranjalenses podem esperar muita disposição para trabalhar, sem medo de críticas. O presidente da Câmara orgulha-se de ter nascido no Hospital Comunitário de Laranjal, no dia 17/06/92, último ano de mandato (2º de prefeito) de seu tio, Onofre Soares da Silva, cujo vice era Dr. Luiz Carlos Naya. É filho de Nivaldo Soares da Silva e Maria Aparecida Lopes da Silva, aposentada após 30 anos de experiência na Prefeitura, e principal colaboradora responsável por hoje estar nesse cargo, que andou com ele a pé, de rua em rua e casa em casa, pedindo votos para sua campanha. “Amo minha mãe e dedico a ela todas as minhas vitórias. A população de Laranjal pode ter fé e paciência, pois um jovem está lutando incansavelmente pelo povo daqui e da região. Não estou nesse cargo para fazer média com ninguém. Sou um funcionário da população e estou à disposição deles, podendo errar e acertar, mas sempre buscando melhorias e benefícios. Podem confiar”, destaca.

Veja mais na edição 757 do Folha do Sudeste

 

Share: