Na sexta feira 14 de julho, a Escola São Paulo (ESP) realizou o Encerramento da Semana do Estudante, com a culminância da Gincana Sociocultural, já tradicional na Instituição de Ensino. Teve também a apresentação dos estudantes no 23º Show de Calouros, com a participação de vários jurados que atuam no meio musical. Na quarta (12) já havia sido realizado o Show de Calouros com familiares dos alunos.

Carlos Antonio Baldanza é professor de Educação Física e atua há mais de 30 anos, na Escola São Paulo trabalha há 27 anos. Ele contou um pouco da história filantrópica da gincana. Segundo ele, a Escola completa em agosto a entrega das doações para dez entidades, uma grande ajuda aos menos favorecidos, pois o objetivo sempre foi acrescentar um momento mais social aos alunos e seus pais, que geralmente conseguiram atingir um patamar de desenvolvimento socioeconômico mais elevado. “Esses estudantes, que serão futuros profissionais, precisam entender que, por mais diferentes que possamos ser, somos iguais na dignidade e temos que ser um pouco mais irmãos, se preocupando com o outro. Nada mais importante que a humanidade. Essa é a 14° edição da Gincana. Encontrei na Escola uma grande mãe, que foi a patriarca Dona Maria do Carmo Barreto Couto, uma pessoa solidária, que adorava fazer campanhas para ajudar os outros e sempre comentava comigo que alguma família precisava de algo. Então, eu me perguntava por que essas atividades do estudante deveriam ser somente escolares, já que estamos num patamar educacional… Estava faltando essa parte e resolvemos passar a cumprir as gincanas que são realizadas na Semana do Estudante, incluindo uma participação social dos alunos. Em sala de aula, eles conseguiriam o máximo de doações, muitos itens que trouxeram… Tivemos que aprimorar porque estava precisando de mais e agora conseguimos atender 10 entidades filantrópicas da cidade. Estive na Escola na véspera do encerramento e recebemos representantes das entidades, os professores que nos ajudaram muito. Os alunos também e é essa juventude que precisamos”, afirma.

Segundo ele, esse ano a campanha foi muito especial, chegando num patamar de meta, e o que mais alegra são as forças que os estudantes tiveram, pois foram 7 toneladas de alimentos e haverá uma ajuda extra de doação. Participaram os 7º até 9º anos do Ensino Fundamental e as turmas do Ensino Médio. “Foi um trabalho muito grande, com muito empenho e esforço. Essa gincana é fantástica. Realizar esse momento  é uma alegria muito grande para nós. Mesmo com todas as dificuldades, eles puderam se dividir e organizar as equipes. Foram beneficiadas várias entidades que atendem pessoas idosas, crianças, com dependências químicas, que estão adoentadas, etc. O fator importante é o que esse aprendizado eles irão levar para toda a vida. Quero agradecer por tudo que eles fizeram, seus pais que ajudaram e entenderam nossa pretensão, a escola que abraçou a causa e o senso solidário de todos”, acrescenta.

Iasmin Oliveira Peçanha, 11 anos, é filha de Marta Aparecida Peçanha e Joanésio Fortilio Peçanha, desde 2011 estudando na ESP. Cursando a 6ª série. Ela participa mais uma vez das provas da OBMEP e ficou em 1° lugar na Escola São Paulo. “É uma prova a Nível Nacional e tem a classificação das escolas públicas e particulares, motivo de muito orgulho para nós, pais”, afirma Marta.

O Diretor José Nicodemos Couto agradeceu a participação e empenho de todos, em mais uma edição de sucesso da gincana. E aproveitou a oportunidade para desejar boas férias aos estudantes, já que foi o último dia letivo do semestre. “Aguardamos todos com energias renovadas e força total a partir de agosto”, completa.

Durante o evento, aproveitando as comemorações do Dia do Estudante, foram entregues medalhas aos alunos que brilharam no 1º semestre, como Marcelo Rodrigues (campeão brasileiro de BiciCross), Rhuan Freitas (campeão regional de xadrez), Enzo Leal (3º lugar no Campeonato Brasileiro de Judô) e os alunos que classificaram para a 2ª fase da OBMEP (Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas), que agora têm a participação das escolas particulares também. “Tivemos que pegar os alunos com maiores pontuações e fazer a 2ª fase. Aproveitamos para fazer uma homenagem aos nossos alunos que foram mais bem pontuados em nossa escola e eles concorrerão a uma segunda vaga nas Olimpíadas de Matemática. É uma demonstração do seu trabalho. Tivemos uma demanda muito grande e uma prova muito boa, então ficamos felizes. Parabenizo nossos alunos, não só os que foram homenageados na gincana, mas todos que sempre se esforçam”, destaca a professora de matemática, Andréia Dornelas.

Saiba mais na edição 767 do Folha do Sudeste

Share: