A CDL Muriaé, em parceria com o SEBRAE, realizou, no Anfiteatro Santa Marcelina, na noite da última terça (10), o seminário Reforma Trabalhista e Inovação em Vendas. A Palestra I teve o tema ‘Alterações Trabalhistas: Implicações no Comércio e Indústria’, ministrada por Vander Lima Fernandes. Já a Palestra II, ‘Inovação: A chave do sucesso em vendas’, foi ministrada por Leila Navarro. Mais de 600 pessoas estiveram presentes, lotando o Anfiteatro, prestigiando o evento.

Vander Lima Fernandes é contador, pós-graduado em Controladoria, Auditoria e Tributos pela Fundação Getúlio Vargas, mestre em Contabilidade com ênfase em Planejamento Tributário, advogado, doutorando em Propriedade Intelectual e Inovação. “As alterações na Legislação Trabalhista entram em vigor agora no mês de novembro, então mostrei como ela impacta no comércio, indústria e relações de trabalho entre patrões e empregados. Tem um caráter diferencial, para valorizar a negociação direta. É composta por várias alterações, mas nenhum direito trabalhista foi perdido ou adquirido. Antes isso não era previsto, pois a legislação era meio engessada. Não é preciso mais a intervenção de sindicatos por exemplo. A meu ver, esse é o maior ganho das alterações. Fiquei muito satisfeito com a quantidade de pessoas presentes, interessadas no tema que apresentei e no que foi ministrado em seguida”, explica.

Leila Navarro é palestrante motivacional com reconhecimento no Brasil e no Exterior. Autora de 15 livros, entre eles, ‘Autocoaching de carreira e de vida’, ‘Talento para ser Feliz’, ‘Talento à prova de crise’, ‘A vida não precisa ser tão complicada’ e o mais breve lançamento ‘O poder da superação’. “Mostrei para as pessoas que as vendas dependem delas, pois a realidade é delas e elas que criam os resultados delas. Enquanto ficarmos reclamando, não conseguiremos resolver nada, mas quando assumimos o poder da atitude, indo à luta, começamos a mostrar nosso poder de escolha para alterar a realidade, nossa criatividade. Usei muito humor, diversão, mas também provocação, para a pessoa refletir que a responsabilidade de seu resultado é dela mesma. As coisas vão mudando e a vida passa muito rápido, tem que perceber a mudança e inovar junto com ela”, analisa.

De acordo com Leandro Latini Veiga, presidente da CDL Muriaé, o objetivo é trazer capacitação, esclarecimento e conhecimento para os empresários e colaboradores. “Não temos poder de resolução sobre as coisas externas, como a crise político-econômica, mas também não podemos ficar parados. Trouxemos palestras muito proveitosas e tenho certeza que todos saíram satisfeitos com novas ideias e uma visão diferente perante os temas que foram expostos. É importante escutarmos a palavra de palestrantes de fora, que trazem outros pontos de vista, diferentes dos que estamos acostumados a ouvir. Agradecemos as empresas e colaboradores, pelo comparecimento, lotando o auditório e gostando do que ouviram e viram”, explica.

Share: