No último domingo (15), a Fazenda Fortaleza, localizada em Muriaé, realizou sua 1ª Cavalgada, ao completar, em 2017, 65 anos com sob direção da Família Nogueira (desde 1952), tendo como seus fortes o café, o arroz e o leite e também criavam cavalos para passeio. A cavalgada saiu da Fazenda Boa Vista (da Dona Ieda), passando pela Fazenda Eldorado, até voltar para a Fazenda Fortaleza, onde aconteceu o almoço de confraternização e leilão beneficente (bezerros, muares, equídeos e prendas).

Ismar Nogueira Calcagno, proprietário da Fazenda, explica que o objetivo da 1ª Cavalgada é tentar fazer um circuito de fazendas históricas e também arrecadar fundos para restaurar a Capela Santa Rita de Cássia situada no local. “para revitalizar a história de Muriaé e trazer o turismo para o município, porque é uma história que começou em 1891 e todos têm uma memória. O percurso foi de 11,5 km, em um evento cultural. Surgiu a ideia de refazer a Capela e a Cavalgada é justamente para isso: arrecadar os fundos necessários. Tivemos música ao vivo com Vinicius & Ademir. Quero agradecer a todos que fortaleceram esse evento, Jeane Carla, idealizadora do evento, Carla Simone que ajudou muito, e todos os funcionários da fazenda”, afirma.

Solange Nogueira lembra que seu primo Ismar tem o mesmo nome do tio, que dirigiu a fazenda com muito entusiasmo e trabalho, um orgulho para a família. “Comprar essa fazenda não foi fácil. Minha mãe interveio na negociação. O antigo dono aceitou a proposta, por isso ela tinha muito orgulho dessa fazenda. É muito bom ver essa ideia de reconstruir a igrejinha, com toda a garra, porque ali a neta do meu tio Ismar protagonizou um casamento maravilhoso”, completa.

Share: