Por meio de um requerimento do deputado Estadual Braulio Braz – em uma ação conjunta das Comissões, de Desenvolvimento Econômico e de Agropecuária e Agroindústria, da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) –, a cidade de Muriaé recebeu uma audiência pública do Polo Piscicultura Ornamental. A solicitação do encontro, que aconteceu na última segunda (13), na Câmara de Vereadores, se deu a partir de Gabriel Miranda Batista (aquarista e Médico Veterinário de Patrocínio do Muriaé). Na ocasião, estiveram reunidas diversas autoridades, piscicultores e parlamentares, com o objetivo de debater sobre os investimentos e incentivos necessários para o segmento, o atendimento às demandas dos produtores e reforçar a importância do apoio do Poder Público do pólo, instaurado na região pela Lei 22.111/2016, de autoria do deputado Braulio Braz, já que, desde que foi promulgada, ainda não foram recebidos recursos.

Para o deputado Braulio Braz, autor da Lei é de extrema importância o incentivo à criação e comercialização dos peixes ornamentais, promovendo o desenvolvimento tecnológico para cultivo das espécies e proporcionando empregos e renda no meio rural. “Muito nos orgulha o reconhecimento da Zona da Mata Mineira como polo neste segmento, sendo o maior e ganhando o merecido destaque na América Latina. Nossa produção regional, com oito municípios, já representa 70% do total produzido no país. Barão do Monte Alto, Eugenópolis, Miradouro, Muriaé, Patrocínio do Muriaé, Rosário da Limeira, São Francisco do Glória e Vieiras movimentam cerca de R$ 2 milhões mensais por 400 famílias. A piscicultura é um mercado promissor, capaz de alavancar a economia, mas precisa ser mais valorizado. Agradeço ao Governo de Minas Gerais, através de seus órgãos representados nesta ocasião e fico muito satisfeito em ver a aproximação do Poder Público com os produtores. Instituiremos agora uma política estadual de estímulo à criação e comercialização de peixes ornamentais. Coloco-me à disposição para continuar defendendo essa área”, avalia.

Durante a reunião, foram ressaltados alguns pontos interessantes, como o fato de Minas Gerais se dar ao luxo de ter um setor agropecuário diverso; a necessidade de mais pesquisas e assistências técnicas otimizadas; o Programa de Psicultura Ornamental na Região da Zona da Mata encabeçado pelo SEBRAE desde 2012 (já foram investidos mais de R$ 500 mil em projetos, além das regulamentações ambientais e consultorias) e o crescimento do setor nos últimos anos apesar da crise enfrentada pela economia nacional. As autoridades que se pronunciaram elogiaram o deputado Braulio Braz pela iniciativa e agradeceram pelo empenho em favor desta área econômica, parabenizando também pelo belo trabalho que tem feito em prol do estado, de forma geral.

Dentre os convidados presentes, destaque para os deputados da ALMG, Roberto Andrade (presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico), Antônio Carlos Arantes (presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria), além de Dilzon Melo e Isauro Calais; representantes de importantes entidades do Estado, como Amarildo José Brumano Kalil (secretário adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – SEAPA, representando o secretário de Estado de Agricultura Pedro Leitão), Glênio Martins (presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Minas Gerais – EMATER), George Henrique (fiscal agropecuário do Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA), Erika Becari de Souza Viana (analista técnica do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, representado o diretor-superintendente do órgão, Afonso Rocha) e Alex Miliano Vogel (Mestre e Doutor em Piscicultura, representando a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – EPAMIG); os prefeitos Paulo Aziz (Patrocínio do Muriaé), Walace Pedrosa (São Francisco do Glória, junto a seu vice, Inácio Donizete), Almiro Lacerda (Miradouro), Vasco Navarro (Eugenópolis), Sebastião Machado (Maripá de Minas) e José Maria (Rosário da Limeira); os ex-prefeitos Nascipe Daher (Patrocínio do Muriaé), Carlos Coridon (Fervedouro), Edson Curi (Rosário da Limeira), Waldinei Chicareli (Vieiras); além dos vereadores Helena Carvalho, Reginaldo Roriz, Ivanir Souza, Evandro Maciel, Míriam Fachini, Jair Abreu, Devail Gomes, Carlos Antônio, Ademar Camerino e Carlos Delfim (Muriaé), Wanderlei Dias (Rosário da Limeira), Luiz Martins (São Francisco do Glória), João Brum (Espera Feliz) e Rodrigo França (Além Paraíba, que solicitou ao deputado que inclua seu município no polo). Ao final da reunião, estabeleceu-se como prioridade a organização das bases do Polo e as entidades controladoras comprometeram-se a possibilitar os investimentos em infraestrutura, capacitação e em pesquisas para expansão da atividade.

Share: