A Escola Estadual Desembargador Canêdo, popularmente conhecida como Deca, realizou, entre os meses de outubro e novembro, seu Torneio Interclasse 2017. O campeonato contou com a participação de 5 salas do 6º ano, 5 do 7º, 5 do 8º e 5 do 9º, as quais disputaram entre si até chegar ao campeão de cada ano: 6º E , 7ºA, 8º E, e 9ºC . A disputa final, realizada na tarde da última terça (21) foi bastante acirrada, com partidas emocionantes, que primaram pela ética e pelo respeito, valores fundamentais no esporte e na vida, trabalhados diariamente na escola Deca.

A culminância do Interclasse faz parte do conjunto de ações desenvolvidas na“Semana de Educação Para a Vida”, comemorada por todas as escolas estaduais deMG.  Segundo Marluce Soares Lima, diretora do Deca, as professoras de Educação Física (Renata Zibordi, Sheila e Isabela) fizeram toda organização do evento e enfrentaram alguns problemas – o maior deles foi o fato da instituição de ensino não contar com quadra própria –, dessa forma, a Prefeitura de Muriaé autoriza a utilização do Ginásio Poliesportivo Sebastião Fernando Levate (TatãoLevate), na Pracinha do Trabalhador (Barra). A escola Deca conta ainda com a parceria da Escola Estadual Dr. Olavo Tostes, que também empresta sua  quadra . O Deca conta atualmente com aproximadamente 800 alunos. “Nossa escola tem 71 anos de história e até hoje não temos uma quadra própria. Mas, mesmo com todos esses problemas, fazemos os campeonatos e os alunos se envolvem demais. Tivemos o apoio de alguns pais de alunose do vice-prefeito Dr. Marcos Guarinoque nos ajudaram a comprar bola, medalha, troféu, etc. Enfim, é com esse apoio que conseguimos concretizar algo tão importante para os alunos, pois o esporte envolve muito mais do que competição, pois também trabalha valores como educação, cidadania, cooperação, entre outros. É uma satisfação nos envolvermos nas atividades da escola, promovendo tudo que os alunos gostam, dentro do possível”, explica.

Além do Ensino Fundamental de 5º ao 9º anos, o Deca atende também na modalidade EJA – Educação paraJovens e Adultos.

O DECA também participou da Feira Regional de Ciências, realizada no último final de semana, destacando-se com trabalhos muito bem elaborados por seus alunos, sob a orientação dos professores regentes de turma 5ºs anos (Ana Cristina e Mirian),  professores de ciências 8º ano (Wagner) e 9º ano (Mª Juliana).

Share: