CAMARA

O tema ‘Segurança Pública’ foi abordado na reunião especial da Câmara de Vereadores, realizada na última segunda (25). A audiência pública teve mais de 5 horas de duração, tendo iniciado por volta das 19h20 e terminado às 0h25. Estiveram presentes diversas autoridades políticas, forças de segurança e representantes da sociedade. Destaque para o prefeito Dr. Aloysio Aquino, o vice-prefeito, João Ciribelli, a representante do deputado estadual Braulio Braz, Nathalia Sigiliano, o deputado estadual Dr. Wilson Batista; o comandante do 47º Batalhão da Polícia Militar Tenente Coronel Nazário, o delegado regional de Muriaé Luiz Carlos dos Santos e o representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Dr. Patrick. Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Câmara, Sargento Joel, que destacou a necessidade de aumento no efetivo tanto da Polícia Militar quanto da Polícia Civil na cidade.

A audiência teve início com uma apresentação de Riviane Laviola, estudante do 5º período do curso de Direito da Faminas. Ela falou sobre a metodologia de trabalho da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), como medida ressocializadora – uma associação estabelecida na cidade em 1983, mas que ainda não saiu do papel. Segundo Dr. Aloysio, um terreno estadual com cerca de 20 mil metros quadrados já foi escolhido para ser doado à associação formalizando sua implantação efetiva.

Várias autoridades ponderaram sobre os assuntos discutidos, fazendo sugestões. O delegado Luiz Carlos dos Santos afirmou que, além do pequeno contingente de policiais civis na região, o número de delegados, investigadores e médicos legistas é insuficiente. Só há um delegado em Muriaé e outro que vem de Belo Horizonte, responsável pelo plantão do final de semana. No próximo dia 1º, novos delegados serão empossados em Minas Gerais e deverão ser designados três para a cidade e um para Miradouro.

Também foi discutida a questão do Instituto Médico Legal (IML) do município, que está em péssimas condições – as câmaras frias, por exemplo, encontram-se danificadas. Como não há possibilidade de transferir o órgão das instalações do Cemitério Municipal para outro local, ele será reformado. O comandante do Batalhão da PM, Tenente Nazário, reforçou a importância do envolvimento da população para a própria segurança pública. Ele também destacou como essenciais os projetos Jovens Construindo a Cidadania (JCC) e Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), desenvolvidos nas escolas com o objetivo de afastar o jovem do mundo da criminalidade.

O deputado estadual Dr. Wilson Batista fez um paralelo do crack com a violência, pois estariam eles diretamente relacionados. Segundo ele, Muriaé receberá um Centro de Atenção Psicossocial conta Álcool e Drogas (CAPS-AD). Dr. Aloysio disse que a Prefeitura está aberta a participação popular e irá se empenhar pela melhoria de segurança pública na cidade. Os vereadores ainda permaneceram para a reunião ordinária da Câmara, iniciada às 0h50.

Para Sargento Joel, este foi um dos momentos mais marcantes para a Câmara de Vereadores de Muriaé, um fato histórico e que representava também uma necessidade. “A segurança pública não está andando bem. Estamos com alto índice de criminalidade e homicídios. A ocasião para o debate foi propícia, já que temos um novo comandante do Batalhão. Ficou claro na discussão que necessitamos de um efetivo, e, em Muriaé, ele não é suficiente para fazer um trabalho preventivo. A Polícia Civil e Militar têm enfrentado dificuldades. Nosso contexto político é muito bom, pois temos dois deputados federais e dois estaduais. A Câmara reafirma seu compromisso com a população, estamos sempre abertos a ela e a todas as autoridades bem intencionadas que queiram o bem da comunidade. Faremos várias audiências públicas, pois o vereador tem um compromisso com o povo. Com certeza a participação popular irá aumentar. Agradecemos a todas as autoridades presentes, que expuseram seus pontos de vista de forma harmoniosa e engrandeceram o debate”, conclui.

Share: