O município de Miraí recebeu, no dia 21/01 a 5ª Cavalgada e Passeio de Carros de Bois, festa que já vem se popularizando na região e se tornando tradicional no calendário de festividades. O evento foi realizado um dia depois da data original em que se comemora o Dia de São Sebastião – padroeiro da igreja matriz da cidade, que recebeu os fundos arrecadados –, pois já haviam outras festas nas proximidades, como no município de São Sebastião da Vargem Alegre (SSVA), por exemplo, o qual recebe o nome do santo.

Além da cavalgada e do passeio, a festa contou com a Santa Missa, leilão de bezerros e assados, Almoço de Confraternização e a Domingueira com a forrozeira de João Paulo & Pedro Inácio, animando o grande público presente, entre espectadores e cavaleiros. Segundo José Augusto Rezende Cumani (Guto Cumani), vice-prefeito de Miraí, a cavalgada e o passeio iniciaram na Fazenda Monte Verde, finalizando na quadra municipal de Miraí, sendo as premiações entregues no Parque de Exposições, para os carreiros participantes, os quais receberam um troféu. “É importante fazer uma renda para nossa matriz. A festa é patrocinada pela Prefeitura, comércio local, Sindicato Rural e Clube do Cavalo. Outro importante objetivo é resgatar a cultura e proporcionar um evento com ambiente familiar. Os Carros de Boi são algo que está em extinção. As crianças muitas vezes não conhecem, felizmente eu tive o privilégio de crescer conhecendo”, afirma.

Paulo Jorge Pires Vargas, coordenador da festa, destaca que participaram 12 carros de boi, com animais de todos os tamanhos. “Anteriormente eram charretes, carroças, até tratores e agora carros de boi. A renda é toda em prol da igreja. Desejamos que ela continue sendo feita todo ano, com o mesmo sucesso de sempre”, afirma.

Adaelson de Almeida Magalhães, empresário do Rio de Janeiro, natural de Miraí, participou pela segunda vez do evento. “É muito interessante porque valoriza a cultura local e história. Atrai pessoas de outras cidades, estimulando o turismo e a economia local, por isso tem que investir”, acrescenta.

Marcos Paulo Albuíne, secretário municipal de Cultura, destaca que é um prazer participar e que a secretaria tem que dar apoio aos grandes, mas também pequenos eventos. “Buscamos valorizar a tradição, a cultura rural e também é fundamental levantar fundos para igreja. Tivemos um grande público, mesmo com a ocasião das férias. A cultura popular de Miraí é muito grande para festas e ficamos muito felizes com isso. O resultado foi satisfatório”, completa.

Share: