LIVRO CELEBRA A VIDA EM POESIA E ESTIMULA O RESPEITO ÀS DIFERENÇAS

 Criança com a raríssima Síndrome Cornélia D’Lange conversa com outras crianças e revela o seu modo de ver o mundo

 Como falar às crianças e adolescentes sobre respeito às diferenças? E se essas diferenças forem algo de certa forma muito difícil de explicar? É isso que faz de forma poética e muito alegre o livro Você sabe quem eu sou? Então vou te contar, de Herica B. T. Secali (Editora Pandorga, 32 págs, R$ 29,90).

Herica, a autora, é mãe de Daniella, uma garotinha de 21 anos, mas uma garotinha. Quando Daniella nasceu, os médicos logo chamaram a atenção da família sobre as dificuldades que eles teriam, o que demandaria muita força, paciência e dedicação. Daniella é uma Cornélia. Sim, é assim que se chamam as crianças que têm a Síndrome de Cornélia D’Lange, de que se tinha pouquíssimas informações na época do seu nascimento, em 1996, quando a Internet ainda estava começando.

Com muito esforço e aprendizado, os dedicados pais viram sua filha chegar aos 21 anos, contrariando algumas expectativas médicas que se limitavam ao primeiro ano. Aos três meses de idade, Daniella já fazia fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional para estimulá-la ao máximo, dando a ela uma boa condição de vida. Depois veio a série de cirurgias com os mais diversos especialistas. Mas, definitivamente, não é sobre isto que trata o livro.

O texto escrito pela mãe como se fosse a filha é uma verdadeira celebração à vida e ao amor incondicional. “Este livro surgiu em comemoração a essa importante fase de aprendizado, aceitação e superação. Assim como a Daniella, todos nós da família renascemos para a vida”, afirma Herica. A relação entre mãe e filha está presente do começo ao fim da obra. A autora empresta seus sentimentos e observações. Daniella, em retribuição, oferece seu carinho, força e perseverança.

Daniella fala, por meio de sua mãe, sobre seus primeiros anos, a sua maneira de ver, entender e explicar o mundo. Com muita leveza e a ingenuidade típica das crianças, ela conversa com outras crianças e adolescentes, mostrando que é possível aprender juntos a respeitar o que é diferente. Um estímulo à reflexão para crianças de todas as idades. Por meio de um texto poético e questionamentos, o livro convida o leitor a uma atitude de pesquisa, reflexão e analise sobre a sua própria história de vida. Um estímulo à leitura desde os primeiros anos, excelente ferramenta paradidática e uma fonte de inspiração para que outras famílias venham a fazer o mesmo.

Raríssimas e Casa dos Marcos, importantes referências mundiais

Segundo a Associação Brasileira Síndrome de Cornélia D’Lange, esta é uma rara doença de origem genética que provoca déficit global do desenvolvimento físico, motor e intelectual. Cerca de 90% dos portadores não desenvolvem a fala. A taxa de ocorrência na população em geral é estimada em até um caso a cada 62.500 nascimentos. No Brasil, esse número não chama atenção para ações de saúde pública. Em Portugal, Paula Costa, a mãe de um Cornélia chamado Marco, fundou a Raríssimas, associação dedicada a doenças raras, e construiu a Casa dos Marcos, uma das mais importantes inciativas mundiais nessa área, com o apoio de personalidades como primeira-dama Maria Cavaco Silva e da rainha da Espanha Letizia Ortiz.

——————————————————————————————————————————————————————————–

PERIGOS DA MISTURA DE ÁLCOOL E MEDICAMENTOS NO CARNAVAL

Com a aproximação do carnaval, aumenta a ingestão de bebidas alcoólicas e, consequentemente, o risco de interação entre álcool e medicamentos. 

Segundo levantamento realizado pelo Instituto de Ciência Tecnologia e Qualidade (ICTQ), em 2014, a automedicação é praticada por 76,4% dos brasileiros. Considerando que o consumo de álcool per capita no Brasil é de 8,7 L, superior à média mundial de 6,2 L, de acordo pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) do mesmo ano, o consumo de medicamentos e bebidas alcoólicas é uma prática comum no Brasil.

Segundo a farmacêutica Adriana Tupynambá, diretora tesoureira do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG), qualquer tratamento medicamentoso é prejudicado com a ingestão de álcool. “Medicamento é coisa séria. A bebida altera o metabolismo do corpo e pode alterar a eliminação da substância, deixando esse processo mais lento ou mais rápido do que o previsto, atrapalhando de forma importante o efeito causado no organismo”, explica.

O caso mais comum de interação perigosa entre álcool e medicamentos é o dos antibióticos, que têm efeito no organismo prejudicado quando ingeridos junto com bebidas alcoólicas, sendo recomendável a interrupção total do uso de bebidas durante o tratamento medicamentoso.

Outros medicamentos de uso comum pela população também sofrem alterações. “No caso dos analgésicos e antitérmicos, como Paracetamol e da Dipirona, e anti-inflamatórios, o efeito diminui devido à eliminação mais rápida da substância, podendo acarretar até a sobrecarga do fígado”, afirma Adriana.

Adriana Tupynambá ressalta a importância de sempre consultar o farmacêutico em caso de dúvida sobre medicamentos. “Ele é o profissional mais próximo da população e especialista no assunto. Quando for comprar nas drogarias, converse com o profissional de Farmácia e aproveite para esclarecer tudo o que precisa saber sobre o uso do fármaco, especialmente sobre a interação com bebidas se for participar de alguma festa de Carnaval”.

——————————————————————————————————————————————————————————–

FUNRURAL E CONTRIBUIÇÃO SINDICAL

O presidente da FAEMG, Roberto Simões, enviou ofícios aos deputados federais e senadores mineiros sobre dois temas de grande importância para os produtores rurais: o Funrural e a reforma trabalhista; em especial no que se refere à contribuição sindical.

Sobre a aprovação da Lei 13.060/18, que rege o Funrural, solicitou apoio para a derrubada dos vetos presidenciais a importantes dispositivos, como a redução em 100% das multas e encargos; a redução da alíquota para a pessoa jurídica; o restabelecimento da isenção nas operações entre produtores rurais; a possibilidade de pagamento com o prejuízo fiscal.

Sobre a reforma trabalhista, criticou a retirada abrupta da compulsoriedade do recolhimento da contribuição sindical, com manutenção da obrigatoriedade do repasse de percentual da arrecadação ao Ministério do Trabalho e Emprego – MTE e, consequentemente, às centrais sindicais.

No ofício, pediu o apoio dos parlamentares para corrigir essa injustiça: “Precisamos da apresentação de um projeto de lei que dê nova redação ao inciso I do art. 589 da CLT e acabe de vez com o repasse ao MTE da nossa contribuição sindical patronal”.

——————————————————————————————————————————————————————————–

CENTRO DE CONVIVÊNCIA PARA IDOSOS RETOMA ATIVIDADES PARA 2018

 Instituição mantida pela Prefeitura oferece ações gratuitas para centenas de idosos

Após o recesso de final de ano, as atividades do Centro de Convivência para Idosos (CCI) retornaram na tarde desta terça-feira (30). Mantida pela Prefeitura, a instituição oferece gratuitamente diversas ações e projetos para centenas de idosos muriaeenses, proporcionando lazer e qualidade de vida.

Conceição Vieira, de 74 anos, moradora do bairro Santa Terezinha, diz estar feliz com o retorno das atividades do CCI, ressaltando o benefício que o espaço proporciona. “Depois que comecei a frequentar o Centro do Idoso, deixei de tomar vários remédios, de tanto que esse lugar me faz bem. Hoje tomo bem menos remédios e estou me sentindo muito bem”, conta Conceição, frequentadora do Centro há 20 anos.

Funcionando de segunda a sexta-feira, de 12h às 17h, o Centro disponibiliza atendimento psicológico, assistência social, oficina de pintura, atividade física e aulas de dança, capoeira e de alfabetização para os idosos que não tiveram oportunidade de frequentar a escola no tempo regular. Aos domingos, acontece o tradicional baile. Atualmente, possui cerca de 800 idosos cadastrados. Os interessados em frequentar o CCI devem ter mais de 60 anos e apresentar Carteira de Identidade, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência.

Centro proporciona mais saúde, lazer e qualidade de vida na terceira idade

O prefeito Grego frisa a importância do Centro na promoção da qualidade de vida na chamada “melhor idade”. “Como o Centro de Convivência para Idosos é um espaço de bem-estar para as pessoas da terceira idade, estamos investindo neste serviço, pois queremos que os idosos de Muriaé tenham mais lazer, saúde e qualidade de vida”, afirma.

Serviço:

Centro de Convivência para Idosos:

Local: Praça João Pinheiro, Centro

Dias de funcionamento: de segunda a sexta-feira

Horário de funcionamento: de 12h às 17h

Telefone: 3729-1263

Quem pode participar: idosos a partir de 60 anos

Documentos para fazer o cadastro: Carteira de Identidade, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência

Os serviços oferecidos são gratuitos

——————————————————————————————————————————————————————————–

PRÉ-CARNAVAL DE MURIAÉ 

O pré-carnaval “Esquenta, Muriaé” vai agitar a Praça João Pinheiro pelo segundo ano seguido. De 2 a 4 de fevereiro, a folia estará garantida com programação que inclui desfiles das escolas de samba muriaeenses, shows e bailes para crianças e idosos, promovendo cultura e lazer para os muriaeenses.

A Folia começa às 17h da próxima sexta (2), com a banda Sociedade Musical União dos Artistas animando o Baile da Melhor Idade. Mais tarde, às 21h, acontece a abertura oficial do evento, com desfiles das escolas Unidos do São Joaquim e Marambloco na sequência. O encerramento da primeira noite ficará por conta da banda Lance Legal.

No sábado (3), os desfiles começam às 21h30, com as escolas Canarinhos do Samba, Unidos do Santa Terezinha e Papagaio passando pela avenida ao longo da Praça João Pinheiro – vale destacar que a iluminação no local será reforçada para melhorar a visibilidade das fantasias e alegorias. Logo depois, a banda Salamandra sobe ao palco para colocar o público para dançar.

Programação inclui atividades para público infantil

Já no domingo (4), a folia será destinada especialmente para as crianças. Às 17h, a Liga Carnavalesca de Muriaé apresenta o desfile da Escola de Samba Mirim; já às 18h, acontece o Bailinho Infantil, também com apresentação da banda União dos Artistas e direito a concurso de fantasias. Às 20h, o grupo Art’Samba e a cantora Carol Pereira comandam o encerramento da festa.

O prefeito Grego comemora a realização da segunda edição do “Esquenta, Muriaé” e destaca a importância que a festa tem para milhares de muriaeenses. “O pré-carnaval permite que as pessoas possam curtir a folia na cidade e, depois, aproveitar o feriado da forma que quiserem”, afirma. “O evento faz muito mais do que trazer diversão para as pessoas. Ele movimenta as comunidades participantes, contribuindo para tirar crianças e adolescentes do crime e das drogas, além de gerar ocupação para muita gente que trabalha na elaboração das fantasias e no comércio local”, completa.

Blocos de rua também têm espaço na folia

Cada vez mais frequentes em Muriaé, os blocos de rua também terão importância no pré-carnaval. Ainda que não integrem a programação oficial do evento, a Prefeitura abriu edital de chamamento público para as folias de rua promovidas por bares e associações. Os blocos B.Binha, Manguaça e Vira-Lata estão entre os que vão animar as ruas da cidade

PRÉ-CARNAVAL “ESQUENTA, MURIAÉ”

Realização: Prefeitura de Muriaé, Fundarte, Liga Carnavalesca de Muriaé

Quando: de 2 a 4 de fevereiro

Local: Praça João Pinheiro

Evento gratuito

—————————————————————————————————————————————————————————— 

DIVULGADA RELAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS CONVOCADOS PARA TRABALHO NA ASSISTÊNCIA SOCIAL 

Lista está disponível no site da Prefeitura; processo preencherá vagas de estágio em instituições que prestam serviços sociais na cidade 

Está disponível para consulta no site da Prefeitura a relação dos estagiários convocados para atuar em instituições que prestam serviços da política de assistência social na cidade. O procedimento vai auxiliar o trabalho prestado aos muriaeenses nesse setor em 2018, além de proporcionar experiência aos estudantes.

A lista pode ser conferida no endereço eletrônico www.muriae.mg.gov.br, aba “Cidadão”, link “Estágios”, opção “Secretaria de Desenvolvimento Social”. Foram convocados sete alunos de Sistemas de Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, seis de Educação Física e 30 para as áreas de Pedagogia, Psicologia e Serviço Social – totalizando 43 estagiários. Eles começarão a atuar no dia 16 de fevereiro, porém, no dia anterior (15 deste mês), vão passar por capacitação. “Parabenizo e desejo boas-vindas a todos. O reforço desses estagiários é importante para auxiliar o serviço prestado aos muriaeenses na assistência social, além de ser uma oportunidade de aprendizagem para os estudantes”, diz o prefeito Grego.

Serviço:

Resultado processo seletivo de estagiários para assistência social:

Endereço eletrônico para consulta: www.muriae.mg.gov.br, aba “Cidadão”, link “Estágios”, opção “Secretaria de Desenvolvimento Social”

Início da atuação: 16 de fevereiro

——————————————————————————————————————————————————————————–

MINAS GERAIS ADOTA CNH DIGITAL 

Minas Gerais é um dos primeiros estados brasileiros a adotar a Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH-e), que tem a mesma validade do documento impresso e poderá ser apresentada no lugar da CNH em papel.

Os motoristas mineiros já podem solicitar carteira digital gratuitamente, junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a partir de 1º de fevereiro. O documento será acessado por meio de um aplicativo para celular e será aceito em todo território nacional.

Podem fazer a CHN-e todo condutor que tiver tirado ou renovado a carteira a partir de 2 de maio de 2017, quando as mesmas passaram a possuir o QR Code (Quick Response Code – código de barras quadrado, que pode ser lido por meio de um aplicativo). Os motoristas que já possuem o novo modelo de CNH 2017 e estão com os dados atualizados no Detran, como e-mail e telefone celular, já podem solicitar o documentos eletrônico no site do Detran.

——————————————————————————————————————————————————————————–

EXAMES DÃO RESULTADO NEGATIVO PARA FEBRE AMARELA EM MURIAÉ 

Análise feita por laboratório de BH descarta doença como causa de internação de pacientes que deram entrada no HSP; Prefeitura segue oferecendo vacina nos postos de saúde 

A febre amarela foi descartada como causa da internação de dois pacientes que deram entrada no Hospital São Paulo nos últimos dias. A informação vem da Fundação Ezequiel Dias, laboratório de Belo Horizonte responsável pela análise do sangue coletado na semana passada, confirmando que os exames de ambos deram negativo para a doença.

O resultado reitera a informação emitida na última quinta-feira (25), pelo médico Daniel Licy, a respeito da morte da senhora de 79 anos que era uma das pessoas internadas sob suspeita de febre amarela. Na ocasião, o infectologista relatou que a paciente veio a óbito em consequência de uma icterícia obstrutiva – ou seja, de obstrução das vias de passagem da bile, o fluido que é produzido pelo fígado e armazenado na vesícula. O problema também provoca amarelamento da pele, mas não tem, necessariamente, relação com a doença causada pelos mosquitos Haemagogus e Aedes aegypti.

Prefeitura oferece vacina contra febre amarela nas unidades de saúde da cidade

Enquanto isso, a Prefeitura continua realizando a campanha de vacinação contra a febre amarela – vale lembrar que, de acordo com recomendação do Ministério da Saúde, uma dose da vacina é suficiente para oferecer proteção por toda a vida. A imunização está disponível em todos os postos de saúde da cidade e vem sendo aplicada de acordo com escala criada pela Secretaria Municipal de Saúde, para melhor aproveitamento do prazo de validade dos frascos. “Estamos trabalhando, sempre atentos e empenhados para proteger os muriaeenses contra a doença”, afirma o prefeito Grego.

Confira a escala de vacinação nas unidades de saúde de Muriaé:

Segundas-feiras: Planalto, Dornelas, Porto, Joanópolis e Gaspar

Terças-feiras: PSF Safira, Barra I e Inconfidência

Quartas-feiras: São Gotardo, Clóvis de Aquino, São Francisco, Santa Terezinha, São Cristóvão, José Cirilo, Cardoso de Melo, Santana, Barra II e Vermelho

Quintas-feiras: Centro, Marambaia, São Pedro, Itamuri, Belisário, Boa Família, Policlínica Safira e Aeroporto

Sextas-feiras: Santo Antônio, Bom Jesus da Cachoeira e Primavera

* Para receber a dose é necessário levar cartão de vacina; se não tiver o cartão, levar documento de identificação pessoal.

* As unidades de saúde e o Centro Municipal de Imunização funcionam de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h (sem intervalo para almoço).

 

 

 

Share: