Ação realizada pela Votorantim Metais ensina produtores a aproveitarem os resíduos de suas atividades

fotos curso de compostagem (10)

Capacitação faz parte do Programa de Educação e Comunicação Ambiental (PECA) das Unidades da Zona da Mata da Votorantim Metais, em parceria com a ONG Minas Vida. Foto: Arquivo/Minas Vida

 

Produtores de banana da Zona da Mata mineira, integrantes do projeto de Fruticultura da Votorantim Metais, foram capacitados para transformarem os resíduos gerados em suas propriedades em adubo orgânico. Ministrado em São Sebastião da Vargem Alegre, no dia 30 de agosto, o curso de Compostagem foi oferecido a 13 agricultores, que aprenderam técnicas de reciclagem para qualificar a produção de hortaliças e árvores frutíferas. A iniciativa é uma realização do Programa de Educação e Comunicação Ambiental (PECA) das Unidades da Zona da Mata da Votorantim Metais, em parceria com a ONG Minas Vida.

O curso, ministrado pela engenheira ambiental e sanitarista, Ingrid Venturini, e pelo biólogo, João Paulo Pinheiro, busca explicar as diferenças entre lixo orgânico e inorgânico, além de revelar o potencial dos restos de alimentos descartados. “Primeiro, explicamos a história cultural da banana, para depois entrarmos na questão da compostagem. Por ter sido elaborado especificamente para o cultivo de banana, o curso teve um aproveitamento mais que satisfatório”, comemora Ingrid.

De acordo com a profissional, estima-se que os agricultores possam, a partir da capacitação, produzir misturas orgânicas e cultivar microorganismos que aceleram o processo de compostagem. Os produtores, portanto, irão economizar nos insumos despendidos na compra de adubo. “A cultura da banana necessita de um solo rico em matéria orgânica. Os produtores irão, agora, aproveitar os rejeitos gerados por suas próprias propriedades”, afirma.

Iniciante no cultivo de banana em São Sebastião da Vargem Alegre, Marina Mota acredita que o beneficiamento do resíduo gerado em sua produção irá reduzir em 10% o valor gasto na manutenção da horta, substituindo o adubo químico pelo orgânico. “Já estamos implantando a compostagem no nosso plantio. Fazemos a coleta de produtos que normalmente descartamos, e utilizamos para produzir o adubo”, conta Marina. De acordo com a agricultora, o curso trouxe ganhos tanto para os alunos quanto para os professores. “A partir do momento que a gente aprende como fazer, nossa ideia já muda. Estamos utilizando bem essa aprendizagem”, completa.

A Votorantim Metais tem o compromisso de contribuir para a qualificação de cidadãos dos municípios em que está inserida. Por meio do curso de Compostagem, agricultores familiares têm a oportunidade de otimizar suas produções, adotando técnicas sustentáveis de cultivo. “O Programa de Educação e Comunicação Ambiental das Unidades da Zona da Mata da Votorantim Metais investe em ações que promovem o crescimento e fomentam o aumento da cadeia produtiva rural das comunidades da região”, conclui Ricardo Vinhal, gerente geral das Unidades de Mineração de Bauxita da Votorantim Metais.

Programa de Educação e Comunicação Socioambiental

As Unidades da Zona da Mata da Votorantim Metais desenvolvem o Programa de Educação e Comunicação Socioambiental (PECA), desde 2001, com o objetivo de disseminar a viabilidade ambiental da atividade minerária, por meio do conhecimento sobre o Meio Ambiente, a fim de ajudar à sua preservação, à sua utilização sustentável e a busca de valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e demais espécies que habitam o planeta. A iniciativa auxilia, também, a comunidade, professores, estudantes, colaboradores e seus familiares a analisarem criticamente a conservação dos recursos naturais. Já foram contempladas mais de 56.000 pessoas ao longo do Programa, envolvendo a comunidade da região, entre escolas e professores, além de empregados da Votorantim Metais e seus familiares.

Sobre a Votorantim Metais

 

A Votorantim Metais é uma empresa do Grupo Votorantim, um dos maiores conglomerados empresariais da América Latina. A companhia possui dezessete unidades: onze no Brasil, quatro nos Estados Unidos, uma na China e uma no Peru. A Empresa é a maior fabricante de níquel eletrolítico da América Latina, líder no mercado brasileiro de alumínio e uma das cinco maiores produtoras de zinco do mundo.

Fonte: Rafaela Freitas

Saiba mais em: www.vmetais.com.br

Share: