CRO

O Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO MG) promoveu, em Muriaé, na manhã da última terça (30), um importante evento de conscientização a respeito do câncer de boca, os cuidados e procedimentos com relação a ele. No Hospital São Paulo (HSP), foi realizada uma palestra dos profissionais da saúde, enquanto na Praça João Pinheiro, posteriormente, a campanha foi continuada com a distribuição de kits bucais e material educativo-informativo.

Foi explicado que é fundamental tomar alguns cuidados com a prevenção do câncer bucal, que é a melhor forma de combatê-lo. 10% dos cânceres de boca são associados a fatores genéticos e 90% são lesões que poderíamos prevenir. Neste caso, alguns fatores que podem proporcionar o aparecimento da doença são: o tabaco, o fumo, a bebida alcoólica, exposição solar por muito tempo e a infecção por vírus como o HPV, principalmente o 16 e o 18, que acometem os órgãos genitais, portanto, como doença sexualmente transmissível, o sexo oral desprotegido também pode levar ao câncer de boca. O fumo e a bebida juntos podem predispor uma pessoa à possibilidade 15 vezes maior quanto ao aparecimento deste câncer. Mas, se descoberto mo início, o tratamento é menos agressivo e tem 80% de chance de ser curado.

Segundo a Cirurgiã-Dentista Dra. Ana Paula Silva, a maioria das pessoas que usam prótese têm a falsa idéia de que não precisam mais voltar ao dentista, em função de não terem mais dentes. Mas é justamente o contrário, eles também podem apresentar câncer de boca, tendo lesões que requerem o acompanhamento de um profissional. “Eles precisam consultar com um cirurgião dentista, de seis em seis meses ou com a regularidade que o profissional instituir. Dessa forma, saberão se está tudo bem, se a dentadura está bem adaptada. É importante também que ela seja limpa com freqüência. As lesões são muito perigosas e devem ser avaliadas pelo profissional, mas as pessoas têm que ter ciência disso e a responsabilidade de se cuidar. Elas têm que seguir as recomendações e orientações passadas pelo profissional da saúde, bem como serem co-responsáveis pela sua própria saúde”, explica.

De acordo com o presidente do CRO MG, Luciano Eloi Santos, a palestra foi realizada para alertar a todos quanto à importância do diagnóstico, de modo que se possa identificar o câncer na sua fase inicial. “Já percorremos mais de 90 municípios levando essa mensagem. O CRO defende a dignidade do profissional e toda a equipe defende a qualidade bucal da população. Bioética é uma palavra que vem da junção de Bio (vida) e ética (comportamento das pessoas). Portanto, é o saber biológico e das ciências humanas e os conflitos da área da saúde com um olhar mais humanitário, respeitoso e com embasamento filosófico”, completa.

[dopwgg id=”433″]

Share: