Iniciativa da Prefeitura oferece atenção integral em saúde mental para pessoas atendidas pelos Centros de Apoio Psicossocial da cidade

Os serviços de atendimento a dependentes químicos de Muriaé passarão a funcionar 24 horas por dia, a partir desta segunda-feira (7). O novo serviço de atenção integral para pacientes do Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD III) está instalado nas dependências do CAPS II, bairro São Francisco. A iniciativa da Prefeitura oferece atenção contínua em saúde mental para pessoas já atendidas pelos centros de tratamento.

A nova Unidade de Acolhimento (UA), apropriada para dar continuidade ao projeto terapêutico de determinados pacientes, funcionará em residência alugada no Bico Doce. Os novos locais estão sendo estruturados pela Prefeitura com o apoio da Gerência Regional de Saúde de Ubá (GRS). Ambas as instituições concentraram esforços para a abertura do CAPS AD III e da UA, assim como para a criação do Ambulatório de Atendimento à Saúde Mental Infantil, que começa a funcionar nos próximos 15 dias. A intenção é ampliar as ações assistenciais junto aos usuários de drogas ou pacientes em tratamento com problemas psiquiátricos. “Estudamos as principais maneiras de alcançarmos parceria junto ao Governo Federal. Há algum tempo estamos tentando estreitar convênios com o Ministério da Saúde para ampliar os atendimentos em saúde mental e para os dependentes em tratamento em Muriaé”, disse o secretário de Saúde, Paulo César de Oliveira

A coordenadora da Saúde Mental e também psicóloga, Cintia Múglia, explica a mudança no atendimento. “Os nossos CAPS AD (álcool e drogas) e CAPS II (transtornos mentais) precisaram ser reestruturados para que o programa viesse a receber os recursos do Governo Federal, necessários ao bom desempenho das atividades. O município precisou readequar suas instalações para acolher o público vulnerável, as pessoas em situação de risco, envolvidas com o uso de álcool e drogas. Os pacientes que utilizarão o serviço por 24 horas serão encaminhados conforme avaliação de equipe multidisciplinar. Hoje estamos com equipes completas, capacitadas, com as devidas medicações e possuímos uma estrutura pronta para oferecer serviço de qualidade. Por isso, abraçamos este novo tipo de assistência”, esclareceu a coordenadora.

Atendimento promoverá assistência integral para pacientes muriaeenses

O serviço do CAPS AD III funcionará no mesmo local onde já funcionava o CAPS AD. “Conseguimos a colaboração do promotor Estadual de Justiça e Saúde, Rodrigo de Barros, e da diretora da Referência em Saúde Mental, Fabiana Érica, e conseguimos implantar o novo módulo de CAPS em Muriaé. Passaremos a oferecer atendimento em horário integral para os pacientes de álcool e drogas, oferecendo-lhes um total acolhimento, com conforto e assistência à saúde. Lembramos que a saúde é prioridade para a nossa Administração. Logo, investiremos sempre em melhores condições de acolhimento para os nossos muriaeenses em tratamento”, anunciou o prefeito Grego.

Serviço – Dependentes químicos passam a ter atendimento 24 horas

Pacientes encaminhados conforme definição de equipe multidisciplinar de saúde

Unidade de acolhimento – Av. Vicente Alves, 200 – Bico Doce

CAPS AD III – Rua Geraldo Starling, 340 – São Francisco Tel.: 3729–1281

Share: