A Escola Estadual Pe. Maximino Benassati realizou, no sábado (19), atividades educativas e de conscientização em comemoração ao Maio Amarelo, movimento que tem como objetivo alertar a população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A partir de uma abordagem didática, os alunos tiveram a oportunidade de aprender ações simples que garantem a boa convivência e conduta no trânsito.

O coordenador local da campanha Maio Amarelo, Jorge Jackson Fernandes, ministrou uma palestra aos estudantes, explicou as bases do movimento e garantiu que as atividades sociais de conscientização continuarão a ser ministradas em longo prazo. “O Maio Amarelo já é uma campanha capitaneada pela ONU (Organização das Nações Unidas) e OMS (Organização Mundial da Saúde) desde 2011. Esta é sua quinta edição mundial e a quarta em Muriaé. É um movimento de atenção pela vida no trânsito. Agora, estamos estendendo o movimento para que, assim que acabar o mês, continuemos com o cronograma de ações educativas ditadas pelo Denatran (Departamento Nacional do Trânsito). Teremos campanhas todos os meses, e o Demuttran (Departamento Municipal De Transportes e Trânsito), através da Prefeitura de Muriaé, também promoverá movimentos continuamente”, disse.

Ele também chamou atenção para os dados alarmantes relacionados ao tópico e detalhou as ações que têm sido feitas para melhorar esta conjuntura. “Não podemos banalizar os acidentes de trânsito como se fossem normais, porque hoje já matam mais que a Guerra na Síria. Temos que reduzir os índices. A educação das crianças deve ser continuada, para que, quando os jovens atingirem 18 anos, ao cumprirem os formalismos de frequentar a auto escola, eles já levem uma bagagem de conhecimento, cuidados e prevenção. É preciso perceber que temos esse problema aqui na região também, porque tem se tornado uma epidemia e acontecido com pessoas próximas. Em 2017, foram 924 casos registrados de acidentes de trânsito em Muriaé, ou seja, uma média de três por dia. Nós, do Departamento de Trânsito, estamos renovando sinalização, reformando pintura de faixa de pedestre e vagas de estacionamento, etc.”, relatou.

 

 

 

 

 

 

Share: