Moradores de Macuco já podem contar com auxílio de monitores locais; ação entre Uaitec Lab e Prefeitura promove acessibilidade a cursos e qualificação profissional

Os moradores do distrito de Macuco já têm acesso facilitado a cursos online oferecidos pela Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais (Uaitec Lab), mantida na cidade pela Prefeitura. Cinco alunos da Escola Estadual Capitão Roberto José Ferreira foram capacitados como monitores, podendo a partir de agora auxiliar outras pessoas na utilização da plataforma virtual da instituição. Inédita no Estado, a iniciativa tem o objetivo de promover qualificação profissional e inclusão digital dos interessados em participar dos cursos, evitando que tenham que se deslocar à unidade da Uaitec Lab, na Barra.

Alciele de Oliveira, de 15 anos, é uma das estudantes que é monitora da Uaitec Lab no distrito. Para isso, participou de capacitação que durou aproximadamente um mês (entre maio e junho) na própria escola. “Gostei muito de fazer esse curso de capacitação e poder ser multiplicadora desse projeto. A plataforma é bem interessante e os cursos oferecidos são variados, oferecendo diversas possibilidades de atuação em muitas áreas”, conta.

Os moradores do distrito interessados em se inscrever em cursos e ter auxílio dos estudantes podem procurar a Escola Estadual Capitão Roberto José Ferreira. A coordenadora da Uaitec Lab Muriaé, Cássia Ribeiro, afirma que o projeto promove a universalização do ensino. Ainda segundo ela, a intenção é expandir a iniciativa para outros distritos e comunidades rurais da cidade – o próximo distrito contemplado será Boa Família. “A partir de agora, a população de Macuco não precisa ir a Muriaé, sair de seu local convívio, para receber capacitação e qualificação profissional. Isso gera economia de dinheiro e de tempo. Sempre que precisarem, os monitores contarão com nosso suporte de acesso à rede e à plataforma”, diz.

 

Share: