Evento da Prefeitura pretende aperfeiçoar produção, oferecendo novos conhecimentos sobre técnicas de trabalho

O Dia de Campo, realizado pela Prefeitura de Muriaé, nesta última quarta-feira (4), no Sitio da Serrinha, distrito de Macuco, debateu sobre as novas formas de ampliar a economia dos pequenos proprietários rurais da região e ofereceu ensinamentos sobre fertilização do gado, genética bovina, pastagens, vegetação forrageira e proteção de nascentes. O evento teve como objetivo ensinar novas metodologias de trabalho, incentivando os produtores a utilizarem práticas mais aperfeiçoadas de reproduzir e escolher os touros e vacas leiteiras.

O projeto é voltado para as famílias que trabalham com a criação de gado leiteiro. Pequenos e grandes produtores rurais se reúnem para assistir as palestras de técnicos especialistas e aprender os novos métodos que estão em alta no ramo agropecuário. “Quando a gente identifica uma família trabalhando unida, produzindo resultados com a criação do gado leiteiro, nós os identificamos como um modelo de produtores de leite. Organizamos o evento naquela propriedade para que ela sirva de exemplo. Quem comparece para ver o trabalho sendo desenvolvido, volta para casa mais animado a conceber as novas técnicas e fica mais incentivado a investir em seu rebanho”, informou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Manoel Carvalho.

O evento promove uma maior integração entre os vários criadores de gado leiteiro da região. José Aloísio Cerqueira, que tem propriedade rural dentro do Sítio da Serrinha, achou que as palestras oferecidas trouxeram muitas informações sobre como melhorar a produção leiteira. “O Dia de Campo é muito proveitoso. A gente aprende como vacinar o gado, a escolher o touro mais produtivo, a conhecer melhor sobre nutrição animal e passa a estudar novos modos de estocagem de alimento. Ouvindo os ensinamentos, nós aprendemos a nos profissionalizar. Gostei muito”, disse.

Prefeitura incentiva produtores de Muriaé a ampliar oportunidades

A região de Muriaé já foi referência em produção leiteira no cenário estadual. Segundo o prefeito Grego, muitos esforços estão sendo somados junto as parcerias com a Emater-MG para promover a criatividade do homem do campo. “Vamos fornecer novos conhecimentos ao produtor para que ele esteja preparado para multiplicar a produção de leite na nossa região. Temos animais de alta qualidade em nossa cidade e podemos ser referência em produção leiteira regional e, até mesmo, em Minas novamente. Desejamos construir um novo caminho para o produtor rural, com mais renda e mais motivação para o trabalho”, declarou o prefeito.

 

Share: