A Prefeitura Municipal de Rosário da Limeira, administração 2017/2020 – “Construindo Uma Nova História”, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo em parceria com a EMATER, iniciou o II Concurso de Qualidade do Café de Rosário da Limeira.

O concurso tem por objetivo de identificar, promover e premiar os agricultores pela obtenção de cafés de qualidade superior, além de incentivar a constante melhora da qualidade como meio mais eficaz na conquista de mercados, visando também agregar valor ao produto e atender à crescente demanda por produtos diferenciados.

Esse ano, o concurso conta com a participação de 38 cafeicultores, que iram disputar a colocação das cinco melhores qualidade de café.

As inscrições foram encerradas no dia 06 de julho, dando início a primeira etapa do concurso, que consiste na separação por categoria, codificação, determinação de umidade, porcentagem de grãos retidos em peneira 16 das amostras e porcentagem de catação.

Passaram para a segunda etapa as amostras que apresentarem umidade entre 10% e 12% e com no mínimo 50% dos grãos retidos em peneira 16, isentas de cheiros e aspectos estranhos ao produto.

A segunda etapa e o resultado do concurso serão durante as festividades da 17ª Exposição Agropecuária e Artesanal de Rosário da Limeira, que consiste na prova de xícaras, de todas as amostras classificadas na primeira etapa, enquanto isso, os cafeicultores aguardam com uma grande expectativa para os resultados.

Share: