Editorial

Vamos ser solidários?!

De acordo com as definições atuais a solidariedade é o compromisso pelo qual as pessoas se obrigam umas às outras e cada uma delas a todas. Cabe nessa definição o princípio de que todos que queiram praticá-la devem sentir-se integrantes de uma mesma comunidade, portanto dependentes uns dos outros. Mas será que estamos praticando a solidariedade em nossa comunidade, ou apenas esperando o poder público fazer a parte dele, esquecendo que junto com nossos direitos também temos deveres a cumprir? O mundo é nosso! E não apenas daqueles que elegemos como nossos governantes. O poder público, o próprio nome já diz, somos nós!

Não dá para reclamar dos fatos mostrados nos noticiários achando que alguém, mas não nós, tem que resolver. Já passamos da hora de uma tomada de atitude. E é nos pequenos detalhes da vida que ela acontece. Agindo no nosso entorno, nos indignando com o que está a nossa volta, com o que temos capacidade de ajudar a resolver, e não com o que está acontecendo do outro lado do mundo.

 De que adianta se revoltar com a fome das crianças na África, se não ajudamos o orfanato carente da nossa cidade? Ou com alto índice de suicídio de idosos no Chile, por falta de assistência médica, se nem lembramos que existe um asilo público perto de nós e precisando de recursos?! Ou, quem sabe, a baleia que morreu porque engoliu um montão de plástico no oceano, se jogamos lixo no rio que corta a nossa cidade? Os exemplos são milhares.

Agir com solidariedade é notar as pessoas a nossa volta, é ajudar quem está mais próximo de nós. Olhar para o nosso próprio umbigo e fazer de tudo para resolver ou diminuir os nossos problemas sociais e estruturais é um ato de responsabilidade. É ter a consciência de que a cada pequeno problema resolvido aqui, pertinho de nós, estamos ajudando a resolver outras várias questões mundiais. 

Ou arregaçamos as mangas ou seremos, nos dizeres do Economista Eduardo Moreira, “uma sociedade rasa, debatedora furiosa de manchetes de redes sociais!” Não queremos isso pra nós!

Share: