Já está tudo pronto para a 63ª Exposição Agropecuária e Industrial de Muriaé, que acontece entre 5 e 9 de setembro no Parque de Exposições da cidade. As inscrições de expositores de gado e para o Torneio Leiteiro já estão esgotadas, o parque já começou a ser montado, e, este ano, a crianças ainda poderão contar com uma atração a mais: a mini fazenda, com diversos animais com os quais elas poderão ter contato. Os shows vão abrir espaço para as bandas locais e regionais, mas também trazendo bandas de reconhecimento nacional. As informações são do presidente do Sindicato Rural de Muriaé, Henrique Aquino e do produtor cultural Marco Aurélio (Mé), em entrevista a Folha do Sudeste.

O evento vai contar com a  ExpoZebu das Montanhas, com uma belíssima mostra das raças Zebu, com animais das raças  Tabapuã, Nelore, Guzerá, Girleiteiro, Girolando, Senepol, Guzolando e diversas outras. Haverá Torneio Leiteiro com participação de produtores de Muriaé e outras cidades da região e no dia oito de setembro acontece a Mega Feira de animais, a partir das 8h. “Vamos ter linhas crédito com financiamento para o produtor conseguir adquirir animais, com touros e vacas, com até cinco anos de prazo para o pagamento”, afirma o presidente do Sindicato.

Quanto à segurança, Henrique Aquino faz questão de ressaltar que a direção do Sindicato já se reuniu com a Polícia Militar. “Nós estamos amparados sob este aspecto e também teremos segurança particular contratada através do Sindicato Rural. O mesmo caminhão de vigilância com câmera de grande alcance também estará no evento.”

 Os shows, todos com entrada franca vão promover as bandas locais e regionais. De acordo com o produtor cultural Marco Aurélio (Mé) as apresentações começam na quarta-feira, 05/09, com um show evangélico e Banda Zen, na quinta tem João Lucas e Marcelo, na sexta Chapahalls do Brasil, e no sábado Júnior e Gustavo e Édson e Lucas. “Também fechamos com A Lenha, Carbono 14, Backlands, Marofagi e Guilherme Souza e banda além de outros grupos que também devem se apresentar, as datas dos shows ainda estão em aberto. Mas iremos do rock  ao sertanejo e pretendemos agradar a todos,” explica Mé.

O produtor ainda ressalta a importância de valorizar a cultura da cidade convidando as bandas locais, que segundo ele, são o ouro da casa, excelentes e de ótima qualidade. “Esses artistas precisam ser vistos. Além disso, a exposição será toda realizada com recursos próprios do Sindicato. Não tivemos o paio da Prefeitura, mas a nossa exposição é uma tradição, uma vitrine da cidade, precisava ser realizada e será um grande evento”. Marco Aurélio lembra que o evento movimenta a economia da cidade em todos os setores, com reflexo imediato na melhora do impacto financeiro. E foi pensando em tudo isso que o Sindicato resolveu, mesmo com poucos recursos, fazer a exposição.”

    

Confira o roteiro de shows da Expo Muriaé 2018

 

– 05/09 (quarta-feira) – 15º Canta Muriaé (evento gospel) e banda Zem

 

– 06/09 (quinta-feira) – Guilherme Souza & Banda, Bruna Mazorque e João Lucas & Marcelo

 

– 07/09 (sexta-feira) – Chapahalls do Brasil, Marofagy e Bruna Morena

 

– 08/09 (sábado) – Júnior & Gustavo, Carbono 14 e Edson & Lucas

 

– 09/09 (domingo) – Alenha, Backlands, Seis Segundos e Geandro Freitas

 

 

 

Prefeito fala à Folha do Sudeste sobre o porque de não repassar  verbas para a Exposição Agropecuária 2018

 

O Prefeito de Muriaé, Grego, em entrevista a Folha do Sudeste, explicou os motivos que levaram a Prefeitura de não destinar verbas para a Exposição Agropecuária deste ano. De acordo com o prefeito a verba precisou ser realocada para cobrir custos na área da saúde. “A organização da Exposição Agropecuária de Muriaé é de responsabilidade única e exclusiva do Sindicato dos Produtores Rurais que é uma entidade autônoma e independente. A prefeitura de Muriaé é apenas um dos muitos parceiros que sempre ajudou na realização da exposição. Este ano, em função da grave crise econômica pela qual os municípios do estado de Minas Gerais estão passando, nós não estamos conseguindo destinar recursos para essa parceria com o Sindicato Rural. Havíamos previsto no orçamento meio milhão de reais para esta parceria, mas com o apoio da Câmara de Vereadores tivemos a autorização do Poder Legislativo para remanejar esse valor a fim de cumprir ordens judiciais na área da saúde. Como os recursos estão escassos nós preferimos, dentro da nossa responsabilidade, priorizar a saúde, em especial o cumprimento das ordens judiciais que chegam com prazos de cumprimento entre 24 ou 48 horas, ou até mesmo para execução imediata.”

O prefeito ainda lembrou que em 2017 a Prefeitura conseguiu destinar um total de R$ 220 mil para a realização do evento, fora a ajuda indireta. “Tenho certeza que o Sindicato dos Produtores Rurais com a competência que tem vai realizar uma exposição a altura de tudo aquilo que a população merece com o apoio de outros parceiros, que são muitos. Ano passado foi repassado R$220 mil em dinheiro para a realização da festa, fora todo apoio indireto dado pela Prefeitura de Muriaé através das secretarias, por exemplo: A Secretaria de Saúde disponibiliza ambulância, médicos e enfermeiros, a Secretaria de Obras envia todo apoio para a reforma de certas áreas do sindicato, outros serviços ainda são prestados pela Secretaria de Agricultura, Fundarte, Demutram e Demsur. Enfim, cada secretaria dá um apoio e isso acaba chegando a quase um milhão de reais se formos contabilizar tudo.”

 

 

Share: