A Escola Municipal Irene Pereira Dias Nunes foi uma das que abrilhantou o desfile do Dia do Muriaeense em 6 de setembro. A escola, situada à Rua Italiana, 51, no bairro Santo Antônio, representou a cultura muriaeense exaltada por Alcyr Pires Vermelho, nascido em Muriaé no dia 8 de janeiro de 1906 e falecido aos 88 anos no Rio de Janeiro.

A escola atende a 215 alunos divididos entre creche, educação infantil e ensino fundamental até os oito anos, com 9 professores, um assistente de secretaria , 10 auxiliares de serviços e 8 estagiárias, é dirigido pela diretora  Nilda Paul Dala Paula, tem como vice-diretora Alessandra Barbosa Ferreira e a supervisora é Maria de Loudes Bitencourt Souza Neres.

Durante o desfile, os alunos, contaram um pouco da história do pianista, pintor e compositor considerado um descobridor de melodias e apadrinhado dos Deuses, pelo seu talento. O músico teve suas músicas gravadas por grandes intérpretes como Carmem Miranda, Gal Costa, Francisco Alves, Ney Mato Grosso e outros. Seu primeiro grande sucesso foi Tic Tac do Meu Coração, gravado por Carmem Miranda. Compôs junto aos seus parceiros musicais mais de 500 músicas. Dentre elas: Laura, Sandália de Prata, A Dama de Vermelho, Dama das Camélias, Esmagando Rosas, consagrando-se com o samba-exaltação Canta Brasil em 1941.

Em 31/11 foi homologada a Lei Municipal de Incentivo à Cultura, ao Esporte e ao Turismo Alcyr Pires Vermelho, ficando assim criado o FUMICE: destinado a dar suporte financeiro à execução dos projetos relativo aos objetivos propostos pela referida Lei.  Alguns projetos contemplados pela Lei são: A Voz da Minha Cadeira; Banda Marcial de Muriaé; O Menino Passarinho, Doralice, de quem é essa Casa; Palavra Dentro da Palavra; o Curta Metragem Legado, Anavantu Santa Terezinha e Papagaio, Sabiá, Rolinha e outras Cirandinhas, dentro outros.

 

 

 

 

 

Share: