I Seminário Municipal de Trânsito aconteceu no Grande Hotel com participação de profissionais da área de transportes

 

Na data em que se celebrou o Dia Nacional do Trânsito, a Prefeitura de Muriaé (por meio da parceria entre Demuttran, Departamento de Segurança do Trabalho e Secretaria de Saúde) apresentou palestras e premiou motoristas profissionais da cidade. Realizado no Grande Hotel, o I Seminário Municipal de Trânsito reuniu dezenas de pessoas para as atividades que aconteceram em dois turnos na terça-feira (25).

A primeira palestra foi ministrada pela fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Cláudia Moreira. Com direito a sessão de alongamentos, a profissional falou sobre postura correta ao volante e cuidados que os motoristas devem ter para evitar problemas físicos.

“O ideal é manter braços e pernas flexionados em pouco mais de 90 graus, enquanto o pé direito deve ficar sempre apoiado no piso do veículo ao acelerar. Também é importante alongar a musculatura a cada 40 minutos de direção”, disse.

Número de veículos automotores em Muriaé ficou mais de 100 vezes maior

Na sequência, o chefe da Seção de Análise e Estatística de Trânsito do Demuttran, Jackson Fernandes, apresentou dados sobre a evolução da frota na cidade ao longo dos anos. Dentre outras informações, ele apresentou a reprodução de um jornal de 1939 informando que, na época, havia 812 veículos em Muriaé.

“Deste total, 493 eram automotores”, comentou Jackson. Atualmente, o município conta com cerca 54 mil carros, motos, ônibus e caminhões registrados junto ao Detran, número cerca de 110 vezes maior que o existente há 79 anos e que representa média aproximada de um veículo para cada dois habitantes.

Saúde e segurança no trânsito são temas de palestras

Ainda pela manhã, a psicóloga Célia Bandeira e o biomédico Douglas Vieira falaram, respectivamente, sobre Psicologia do Trânsito e Exames Toxicológicos. Já o representante de empresa especializada em equipamentos de conforto e segurança para bebês, Márcio de Oliveira, fez demonstrações práticas sobre a utilização das cadeirinhas infantis.

O mesmo tema iniciou as atividades da tarde, que também tiveram na sequência as orientações sobre postura. Logo depois, a palestra final foi feita pela instrutora de trânsito Simone Nogueira, focada na direção defensiva como forma de prevenção de acidentes.

“Os acidentes de trânsito são provocados por ações de imprudência, imperícia ao volante e negligência a situações que podem ocorrer. O motorista que leva em consideração todos esses fatores e busca evitá-los, dirige sempre de forma mais segura”, ressaltou a palestrante.

O encerramento do I Seminário Municipal de Trânsito foi de reconhecimento a profissionais de destaque em diversas áreas relacionadas ao trânsito. Em pesquisa feita pelo Demuttran junto a empresas e associações da cidade, o prêmio “Motorista Nota 10” homenageou 16 pessoas atuantes no segmento de transportes. Confira os vencedores de cada categoria abaixo.

Ainda durante a Semana do Trânsito no dia 26, quarta-feira, aconteceu o lançamento da campanha “E se fosse uma Blitz”. O objetivo foi abordar os veículos, com panfletagem sobre as infrações mais apuradas no trânsito quando uma Blitz é realizada. O evento teve a participação do LIONS, da equipe de Segurança do Trabalho e da Escola Estadual Padre  Maximino Benassati.

No dia 29, sábado, o DEMUTRAN vai montar uma Tenda Educativa na Praça  João Pinheiro. Durante o evento que contará com a participação do CDL, SINART e Secretaria Municipal de Saúde, haverá exposição de trabalhos educativos.

Prêmio “Motorista Nota 10”

  • Ciclismo – Elizabete Resende
  • Especial – Rondineli Francisco da Silva (Centro de Integração e Assistência Social dos Deficientes de Muriaé)
  • Limpeza Urbana – Flávio Fernandes de Barros (Departamento Municipal de Saneamento Urbano)
  • Motociclismo – Moacyr Santos (Motoclube 5ª Coluna)
  • Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) – Aldair José de Paula
  • Serviços Essenciais – Jônatas Dias Elizeu (Energisa)
  • Táxi – Lourival Corveto Soares (Associação dos Taxistas de Muriaé)
  • Trabalho Social – Alcires Rodrigues Vieira (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social)
  • Transporte Coletivo Interdistrital – Anderson Álvaro Ribeiro (Viação Eromave)
  • Transporte Coletivo Intermunicipal – Roberto Antunes de Freitas (Viação Novo Horizonte)
  • Transporte Coletivo Urbano – Antônio Quadra Oliveira (Viação União)
  • Transporte Escolar Rural – Vanderlei Pereira Borges
  • Transporte Escolar Urbano Particular – Manoel Teixeira Reis (Cooperativa dos Motoristas de Transporte Alternativo e Escolar de Muriaé)
  • Transporte Escolar Urbano Público – Fábio Machado da Silva (Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer)
  • Viatura de Bombeiros – Soldado Filippe Max Souza de Faria (2º Pelotão do Corpo de Bombeiros)
  • Viatura Policial – Sargento Augusto Gomes da Nóbrega (47º Batalhão de Polícia Militar)

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Muriaé com Folha do Sudeste

Share: