Iniciativa realizada pela Prefeitura e Sicoob Credisudeste teve objetivo de incentivar a leitura, escrita e cooperação entre estudantes

Alunos da rede municipal de ensino foram premiados, na manhã de terça-feira (23), durante o Concurso de Poesia. Com o tema “Educação Cooperativista – Atitudes simples movem o mundo”, a iniciativa realizada pela Prefeitura em parceria com o Sicoob Credisudeste teve o objetivo de incentivar a leitura, a escrita e a cooperação entre os estudantes.

A solenidade aconteceu no Teatro Zaccaria Marques, com a presença da equipe da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, diretores, professores, pedagogos e familiares dos estudantes. Durante a cerimônia foi realizada ainda uma homenagem póstuma ao professor Luiz Gonzaga, falecido no dia 28 de setembro, aos 76 anos.

Os estudantes que se destacaram no Concurso receberam certificado de participação. Os três primeiros colocados de cada nível (I para 5º ano; II para 7º; e III para 9º) foram premiados com medalhas, bicicletas e quantias em dinheiro.

“Esta iniciativa teve o intuito de despertar e incentivar, além da leitura e escrita, a cooperação, por meio de práticas que reforcem o sentimento de solidariedade e estimular, na escola e na sociedade em geral, um ambiente de cooperação e de amor, para que as diferenças não sejam tratadas no âmbito da exclusão, do desrespeito e da segregação”, afirma a secretária Municipal de Educação, Esporte e Lazer, Maria da Conceição Rodrigues de Souza, a Nininha. “Parabéns a todos os alunos participantes do Concurso de Poesia”, completa a coordenadora de Divisão das Escolas do Campo, Maria de Fátima Barbosa. 

 

Educação para cooperar – O Concurso de Poesia é uma das ações do Projeto “Educação para Cooperar”, realizado por meio de parceria firmada em abril deste ano entre a Prefeitura e o Sicoob Credisudeste e coordenado pela Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Sistema Ocemg).

A proposta é difundir a consciência e a cultura da cooperação para os professores e estudantes no ambiente da escola, na família e na comunidade, por meio de ações de incentivo à leitura e oficinas pedagógicas.

O “Educação para Cooperar” prossegue na cidade até março de 2019.  Está presente em sete escolas da rede municipal de educação: Doutor Antônio Canêdo, Cléria Ticon Carneiro, Clara de Castro Rogério, Professora Elza Rogério, Professora Stela Fidelis, Sérgio Lúcio Fernandes do Amaral e Joaquim Ribeiro de Carvalho (Caic).

 

Confira os ganhadores do Concurso de Poesia 2018:

Ensino Fundamental I (5º ano):

1º lugar: Lara Neves de Assis – aluna do 5º ano da escola Municipal Doutor Antônio Canêdo

2º lugar: Vitória Mateus Fortini Silva – aluna do 5º ano da Escola Municipal Joaquim Ribeiro de Carvalho (Caic)

3º lugar: Maria Clara Silva Benedito – aluna do 5º ano da Escola Municipal Professora Stela Fidelis

 

Ensino Fundamental II (7º ano):

1º lugar: Gabriel da Silva Andrade – aluno do 7º ano da Escola Municipal Professora Cléria Ticon Carneiro

2º lugar: Sunamita Santos Freitas – aluna do 7º ano da Escola Municipal Sérgio Lúcio Fernandes Amaral

3º lugar: Ana Carolina Carneiro Bandeira – aluna do 7º ano da Escola Municipal Professora Cléria Ticon Carneiro

 

Ensino Fundamental II (9º ano):

1º lugar: Thaynara Cristiane de Souza Almeida – aluna do 9º ano da Escola Municipal Professora Cléria Ticon Carneiro

2º lugar: Josiane da Silva Carneiro Medeiros – aluna do 9º ano da Escola Municipal Professora Cléria Ticon Carneiro

3º lugar: Dayanni Cassimiro dos Santos – aluna do 9º ano da Escola Municipal Professora Elza Rogério

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Muriaé

Share: