Projetos desenvolvidos pelos alunos de 16 escolas da rede municipal de ensino e de instituição socioassistencial foram premiados durante a Celebração Literária “Parceria Votorantim pela Educação – PVE”, uma iniciativa do Instituto Votorantim em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer. A cerimônia foi realizada na última sexta-feira (9), no Teatro Zaccaria Marques, e foi marcada por apresentações culturais e entrega de certificados aos representantes das escolas e dos projetos.

Dos 21 trabalhos inscritos no Projeto “Desafios Criativos da Escola (DCE)”, do Instituto Alana, os três foram classificados para disputar a primeira colocação. O destaque municipal foi o “Plantando sonhos e colhendo frutos”, da Escola Municipal Sérgio Lúcio Fernandes do Amaral, na Fazenda Novo Horizonte, distrito de Pirapanema. Os outros dois também classificados foram “Contando, Cantando e Encantando”, da Escola Municipal Professora Ionyr Bastos Dias, e “J.U.I. – Jovens Unidos para Informar”, da Escola Municipal Professora Elza Rogério.

A premiação para a escola vencedora foi de R$ 500 para a equipe festejar, e R$500 para a professora responsável pelo projeto investir em sua formação.

Na categoria “Práticas de acompanhamento da Aprendizagem”, a Escola Municipal Professora Elza Rogério, localizada no bairro Gaspar, é a representante da cidade.

Entre os municípios com consultoria da Comunidade Educativa CEDAC, Muriaé foi a cidade que mais inscreveu projetos. As 21 iniciativas continuam na disputa em nível nacional, em que o Instituto Alana irá escolher os 11 melhores do Brasil. A premiação acontecerá dia 4 de dezembro, em Fortaleza, onde irão acontecer oficinas, vivências e atividades culturais, além do evento de celebração.

Durante a última semana, entre os dias 7 e 9, aconteceu ainda o quarto (e último) ciclo de formação do PVE em 2018. Os eventos foram realizados no Centro Administrativo e no prédio do Senai, com a presença de diretores e pedagogos das 16 escolas participantes do projeto neste ano, quando a equipe recebeu um Documento Orientador de Acompanhamento de Aprendizagem para os alunos do Ensino Fundamental I e II.

“O PVE foi muito importante para os educadores e para as crianças no universo da leitura. Esta parceria contribuiu para o fortalecimento da educação pública de Muriaé. Estamos muito satisfeitos com todos os resultados obtidos”, afirma a secretária Municipal de Educação, Esporte e Lazer, Maria da Conceição Rodrigues, a Nininha.

O PVE – Desenvolvido pelo Instituto Votorantim, o PVE, por meio de parceria com a Prefeitura de Muriaé, prestou durante este ano assessoria pedagógica para a formação de políticas educacionais aos gestores de 16 escolas da rede municipal, estimulando a leitura e realizando oficinas com os alunos.

Muriaé foi um dos 105 municípios do estado de Minas contemplados com o programa. Leitura, além de desenvolver o protagonismo juvenil, foram os temas trabalhados com os alunos durante este ano. Os encontros com os gestores escolares foram mediados pela coordenadora local do PVE, Vilma Gomes, e pela técnica formadora do CEDAC, Maria das Graças Cruz, conhecida como Dadaça.

 

Confira os três projetos classificados:

“Plantando sonhos e colhendo frutos” – Escola Municipal Sérgio Lúcio Fernandes Amaral (destaque municipal)

 “Contando, Cantando e Encantando” – Escola Municipal Professora Ionyr Bastos Dias

 “J.U.I. – Jovens Unidos para Informar” – Escola Municipal Professora Elza Rogério

 

Conheça os projetos de Muriaé inscritos e que concorrem em nível nacional:

 

“Contando, Cantando e Encantando” – Escola Municipal Professora Ionyr Bastos Dias

“Escola Conectada” – Escola Municipal Professora Stella Fideles

“Literatura na Ponta do Pincel” – Escola Municipal Professora Elza Rogério

“Gibiteca em Ação” – Escola Municipal Professora Elza Rogério

“J.U.I. – Jovens Unidos para Informar” – Escola Municipal Professora Elza Rogério

“Mais flor, por favor!” – Escola Municipal Doutor Antônio Canêdo”

“Horta e jardim na escola” – Escola Municipal Cléria Ticon Carneiro

 “Inclusão – O segredo está no amor” – Escola Municipal Aristóteles da Silva Braga

“Lixo no lixo – Planeta no capricho’” – Escola Municipal Cândido Portinari

“Plantando sonhos e colhendo frutos” – Escola Municipal Sérgio Lúcio Fernandes Amaral

“Cultivando saberes na escola” – Escola Municipal Joaquim Ribeiro de Carvalho

“Fanfarra Mirim Odaléia” – Escola Municipal Professora Odaléia Oliveira Morais de Azevedo

“Guardiões do Meio Ambiente” – Escola Municipal Clara de Castro Rogério

“Guerreiras do Esmeralda” – Escola Municipal Esmeralda Viana

“Um por todos e todos por um” – Escola Municipal Maria Hastenreiter Dornelas

“Vai e vem” – Escola Municipal Sebastião Laviola

“Projeto de leitura” – Escola Municipal Professora Maria Quitéria Pérez Schelb

“Transformar” – Escola Municipal Nelson Cardoso de Melo

“Tropa da Música” – Escola Municipal Gilberto José Tanus Braz

“Eu sou Ator” – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social

 

Fone: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Muriaé

 

Share: