Evento promovido pela Prefeitura será última etapa antes de documento seguir para votação na Câmara Municipal e entrar em vigor caso seja aprovado

As propostas para atualização do Plano Diretor Participativo Municipal (PDPM) serão apresentadas aos muriaeenses na próxima segunda-feira (26), em audiência pública que acontece no Teatro Zaccaria Marques. O evento, promovido pela Prefeitura de Muriaé, tem início marcado para as 19h30, com entrada gratuita e participação livre a todos os interessados.

A audiência é a última etapa antes da elaboração do projeto de lei que seguirá para votação na Câmara, prossivelmente já no dia seguinte. “O Plano Diretor trata sobre a organização de todo o espaço urbano. Assim, a presença popular é importante para que as pessoas possam opinar sobre as propostas que serão apresentadas, analisando se os tópicos são condizentes com a realidade de Muriaé”, explica a secretária adjunta de Obras Públicas e Urbanismo, Maíta Machado.

O caráter participativo tem sido observado em todas as etapas da atualização do PDPM. Desde o início dos trabalhos de atualização do documento, desenvolvidos pela empresa Geo Brasilis, especializada nesse tipo de serviço, as atividades acontecem sempre com a presença de órgãos representativos (como o Conselho Municipal de Planejamento) e da própria população.

Em junho, por exemplo, houve uma série de oficinas comunitárias na cidade e nos distritos. Na ocasião, os próprios moradores puderam apontar os pontos positivos e negativos de suas comunidades, além de sugerir propostas para o desenvolvimento e a melhoria de cada local. O material coletado nas reuniões, assim como as observações técnicas feitas pela equipe da Geo Brasilis em suas visitas a Muriaé, foram utilizadas como base para a elaboração das propostas de atualização do Plano Diretor.

Todo o material referente ao PDPM pode ser conferido no portal da Prefeitura de Muriaé (www.muriae.mg.gov.br), acessando o menu “Transparência”, aba “Plano Diretor 2018-2028“. Na página, constam links para matérias informativas e documentos que resultaram do trabalho desenvolvido pela empresa contratada, como o Diagnóstico Técnico-Comunitário e o prognóstico contendo diretrizes, orientações, projetos e ações.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Muriaé

Créditos da imagem /  Criador:jair / Informações extraídas do IPTC Photo Metadata

 

 

Share: