O vereador Almir Alves de Araújo tomou posse como presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Miraí no dia 9 de janeiro para o biênio 2019/2020. Também tomaram posse o vice-presidente Pedro Henrique Cruz Costa, primeiro e segundo secretários, Rogério José Fidélis e Ricardo Balbino Duarte. Cumprindo seu primeiro mandato, Almir era o vice-presidente da Casa durante a gestão de Oswaldo Alves, o Sapé. Ele fez questão de elogiar o trabalho do seu antecessor. “O Sapé é um companheiro antigo e muito especial, eu brinco que até o nosso sobrenome é igual. Ele fez um grande trabalho à frente da Mesa Diretora com uma assessoria muito competente, que eu pretendo manter.”

A Câmara de Miraí possui 9 vereadores, o número mínimo determinado por lei, e as reuniões  acontecem regimentalmente na primeira quinta-feira do mês. Aqui as reuniões extraordinárias e audiências públicas ocorrem e não geram nenhum custos para os cofres públicos. A intenção do atual presidente é fazer uma administração transparente, que dê suporte, mas também fiscalize o Executivo. Levar a comunidade para a Câmara também é outro objetivo. “Fiscalizar é o papel do vereador. Mas o povo precisa estar conosco. Pretendemos colocar carros de som nas ruas convidando a população a participar das reuniões. Também vou ouvir os servidores. No meu primeiro dia já nos reunimos e os encontros serão mensais. Sou aberto ao diálogo e pretendo sempre trocar ideias com os trabalhadores. Somos uma Casa Legislativa, temos interesses e partidos diferentes, mas vamos montar uma força tarefa para que a união seja uma constante no trabalho desenvolvido em prol da cidade.”

O Legislativo de Miraí, através do CAC – Centro de Atenção ao Cidadão – emite carteiras de identidade, desenvolve trabalhos de assistência social, agendamento de exames via SUS em outras cidades e ajuda nos processos de pedidos de aposentadoria e auxílio-doença pelo INSS. Esses trabalhos serão mantidos e o novo presidente vai além, pretende retomar o projeto Câmara Itinerante. “Nossa cidade tem três distritos, São José do Alegre, Santo Antônio do Rio Preto e Dores da Vitória esse pessoal fica muito afastado de Miraí, apesar de o município ser pequeno. Temos alguns distritos que ficam cerca de 30 quilômetros distantes da cidade. A Câmara Itinerante vai promover o encontro entre os vereadores e essas pessoas e ampliar o diálogo. Teremos a oportunidade de ouvir as propostas destas comunidades, discutir com eles e chegar a um denominador comum.”

Nas últimas eleições a Câmara de Miraí passou por uma grande renovação, dos nove membros, seis são novatos. O MDB, partido do presidente Almir Alves, tem a maioria contando com seis vereadores, o PRB tem dois e o PSDB um representante. “Temos muita união e estamos fechados para defender a sociedade e promover o crescimento do município, tanto na zona urbana, quanto na zona rural. Sabemos que o estado se encontra numa situação precária, então, sobrando verbas, devolveremos para o Executivo, mas sempre fiscalizando e verificando onde serão empregadas.”

Almir Alves fala da grande responsabilidade de assumir a presidência da Câmara logo no seu primeiro mandato como vereador, mas afirma se sentir preparado. “Vamos procurar acertar, tenho a consciência que não sou o presidente da Câmara, estou presidente. Tenho raízes humildes, já trabalhei no campo, e ao trabalhar na Energisa, consegui me qualificar e fiz diversos cursos, aprendi muito sobre organização e quero aplicar meus conhecimentos administrativos na gestão da Câmara Municipal. E o principal é o apoio ao prefeito, não apenas por sermos do mesmo partido, o MDB. Está claro nos jornais a dificuldade que os prefeitos passam para pagar as contas dos municípios, principalmente na área da saúde, educação e pagamento de servidores. Nós vamos ajudá-lo a enfrentar isso. Reafirmo que nosso trabalho terá muita transparência. Tenho o projeto de fazer um jornal trimestral para mostrar a transparência da Câmara e as reuniões. Estou aqui como presidente para que eu possa com a força de Deus e com as bençãos do Senhor fazer um trabalho digno e reconhecido pela população.”

Autoridades presentes na Sessão Solene de Posse da Mesa Diretora para o Biênio 2019-2020

Autoridades do município de Cataguases:

Ricardo Geraldo Dias – Presidente da Câmara Municipal;
Vereador Marcos Costa, ex-secretário Municipal João Paulo e Vereador Paulo Milani

Autoridades do município de Miraí:

Luis Fortuce – Prefeito Municipal
Getúlio Martins Rodrigues – Secretário Municipal de Administração
Paulo Sérgio Costa – Secretário de Obras  e Presidente do Sindicato Rural
Marina Aparecida Antunes Nunes – Presidente da APAE
Zilma Mata de Almeida Cândido – Presidente da Associação de Agricultores Familiares e Artesãos
Pastor Marcel Alfredo Paiva de Oliveira da Igreja Batista Reviver
Sargento Oneias de Oliveira Costa – representante da Polícia Militar
Marcos Paulo Albuini – Secretário de Cultura, Turismo, Planejamento e Assistência Social
Éder Duarte – Representante da Câmara Municipal de Itamarati de Minas
Rui Panza – Prestador de serviço do município de Miraí
Vicente Felício – Locutor da Rádio 107,7 FM de Miraí

Fotos: Ribeiro vídeo e foto e reportagem Folha do Sudeste. 

O assessor Jurídico da Câmara Municipal de Miraí Dr. João Batista Andrade Costa fez o uso da palavra em nome dos funcionários, deu boas vindas a nova mesa diretora desejando muito sucesso, felicidades nessa nova gestão.

Share: