Comunidades rurais reivindicação construção de pontes

Moradores das comunidades rurais das regiões do Grama, Mendes, Estiva e Santa Rosa participaram da reunião numa manifestação pacífica e ordeira solicitando ao Legislativo que se comprometa com a busca de recursos para construção de pontes nas estradas rurais destas comunidades. Eles estiveram na Câmara atendendo uma convocação feita por Gil Maximino, presidente da Associação dos Moradores do Bairro São Joaquim. O líder comunitário informou na tribuna que esteve com deputados apoiados por ele que se comprometerem a enviar os recursos e que, portanto, conta com o apoio do Legislativo e Executivo para que estes recursos possam de fato serem destinados a esta causa.

Estavam acompanhando os moradores rurais, os vereadores Wanderlei do Nena e José do Lula, ambos, de Rosário da Limeira, que foram convidados pelo presidente da Câmara, David Lacerda (DEM), para que ocupassem assento no mesa diretora durante a reunião.

 

 

O presidente do bairro São Joaquim, Gil Maximino, conseguiu através do Deputado Federal Reginaldo Lopes R$350 mil que já estão no orçamento para abril de 2019. A verba será utilizada para a construção da ponte da Embaúba.

 

Demsur é autorizado a arrecadar recursos para OSCs

Aprovado o projeto do Executivo que autoriza o Demsur arrecadar na fatura de conta de água de usuários, que autorizarem, doações destinadas a Organizações da Sociedade Civil (OSC’s) previamente credenciadas, cuja finalidade seja de assistência social como o acolhimento de pessoas idosas, inclusão social de pessoas com deficiência física e intelectual e programas de acesso a moradia voltados às pessoas de baixa renda.

Segundo o projeto, o usuário deverá manifestar formalmente a intenção de doar, mediante assinatura de termo de autorização para inclusão da cobrança, que deverá ser feita de forma destacada e devidamente identificada na fatura. A adesão somente poderá ser feita pelo titular da fatura, sendo vedado o requerimento de terceiros, salvo mediante procuração outorgando poderes específicos.

Ainda está determinado no projeto que todo o montante advindo das doações deverá ser repassado até o dia dez do mês seguinte ao de referência, em relação às contas de água pagas dentro do mês de referência. O repasse dos valores arrecadados será feito mediante depósito ou transferência para a conta bancária indicada pela organização da sociedade civil.  Para deixar de contribuir, o consumidor do Demsur deve preencher formulário próprio, ressalvando o prazo mínimo de trinta dias para cessarem as cobranças.

Segundo o Executivo “é público e notório a grande dificuldade encontrada pelas instituições sociais para captar recursos financeiros destinados à manutenção de suas despesas, enquanto, por outro lado, muitos cidadãos têm intenção em contribuir, mesmo que em quantias módicas e não sabem como fazer, ou ambas não dispõem de meios para viabilizar tais doações”.  Desta forma, este projeto foi apresentado como um importante instrumento de arrecadação das organizações para manterem os fundamentais serviços que prestam à sociedade e uma forma prática e segura para as pessoas poderem contribuir com a quantia que for de sua possibilidade de forma efetiva.

Vereadores vão à barragem da mineradora CBA em Mirai

Antes de iniciar os pronunciamentos na tribuna, o presidente da Câmara informou aos vereadores sobre o Convite da Companhia Brasileira de Alumínio – CBA para que possam visitar a barragem da unidade de Mirai nesta sexta-feira, dia 15. A pedido da vereadora Drª Miriam foi realizado um minuto de silencio pelas vítimas da Vale, em Brumadinho, do Flamengo, no Centro de Treinamento do clube e pela trágica morte do jornalista Ricardo Boechat. Se pronunciaram durante a sessão os vereadores Carlos Delfim (PSDB), Celsinho (DEM) – líder do Governo, David Lacerda (DEM), Evandro Cheroso (PR), Helena Carvalho (MDB), Jair Abreu (PT), Sargento Joel (MDB), Dr. José Carlos (PSB), Prof. Júlio Simbra (DEM), Drª Miriam (PSDB) e Reginaldo Roriz (PSD).

Dentre os temas tratados durante o uso da tribuna estavam o apoio aos moradores das comunidades rurais em suas reivindicações, a visita a Unidade da CBA em Mirai, a falta de segurança e preparo das escolas de Muriaé diante de uma possibilidade de incêndio, a solicitação de apoio de legisladores de Muriaé ou que tiveram votação na cidade para destinação de recursos ao município e ao apoio a investigação das causas do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, dentre muitos outros.

FONTE: ASCOM CMM

Dentre os projetos aprovados na reunião da Câmara Municipal de Muriaé desta semana estava o que autoriza do Departamento Municipal de Saneamento Urbano – Demsur a arrecadar doações para Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

A sessão contou com a participação de moradores das comunidades rurais das regiões do Grama, Mendes, Estiva e Santa Rosa que vieram solicitar aos vereadores empenho junto ao Executivo e deputados para a construção de pontes nestas comunidades. Acompanhando os moradores estavam os vereadores Wanderlei do Nena e José do Lula, ambos, de Rosário da Limeira. A tribuna foi utilizada por vários vereadores que trataram de temas diversos e do presidente da Associação de Moradores do Bairro São Joaquim, Gil Maximino.

Share: