Evento realizado pela Prefeitura e Comimu reuniu cerca de 300 pessoas na quarta-feira (20), no Centro do Idoso

Políticas públicas e garantia de direitos foram os temas discutidos durante a 4ª Conferência Municipal de Direitos da Pessoa Idosa. Realizado pela Prefeitura e Conselho Municipal do Idoso de Muriaé (Comimu), a Conferência aconteceu na quarta-feira (20), no Centro de Convivência para Idosos (CCI), Centro.

Cerca de 300 pessoas participaram do evento – entre profissionais da rede socioassistencial da cidade, estudantes de áreas afins, idosos e população em geral. Com o tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”, a Conferência contou em sua programação com apresentações culturais, debates e palestra com o conselheiro do idoso e representante do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Muriaé, Vinícius Matos.

Entre os eixos abordados durante o evento estão: atendimento de idosos na saúde, espaços de atendimento na assistência social, direitos dos idosos, previdência, acesso a programas habitacionais, transporte público, violência, cultura, esporte, lazer, educação, entre outros.

“Nós, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, queremos nos engajar com os idosos nessa luta, para que eles tenham seus direitos garantidos. A Conferência é um momento de refletirmos e defendermos esses direitos”, afirma o secretário da pasta, Alex Pedrosa, o Leleco. “Eventos como este são momentos deliberativos, de reflexão e avaliação de políticas públicas, ações, projetos e o direcionamento que elas vão tomar a partir de agora, assim como a manutenção dos direitos já garantidos”, completa a assessora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Giselle Braga.

Ao final da Conferência, foram eleitos delegados que irão representar Muriaé na Conferência Estadual.

Fonte: ASCOM PMM

 

Share: