A COOPAF, Cooperativa dos Produtos da Agricultura Familiar Solidária de Muriaé realizou uma assembleia geral ordinária na tarde de sexta-feira 29/03, no auditório do Cefas, na Barra. Durante o evento, os associados tomaram conhecimento, analisaram, discutiram e aprovaram o relatório da administração, balanço patrimonial, demonstração de resultados da prestação de contas do exercício de 2018. Também foi realizada a eleição e posse de novos membros do Conselho Fiscal, inclusão e exclusão de associados e discutidos outros assuntos de interesse dos cooperados.

O diretor da COOPAF Antonio Carlos Bagle, contou um pouco da história da Cooperativa e comemorou a participação dos associados na assembleia. “É muito gratificante ver o auditório cheio com nossos cooperados participando ativamente das atividades. Temos cerca de 130 cooperados e hoje é o dia que apresentamos os resultados de 2018 e também discutimos as dificuldades, os desafios que temos pela frente e montamos um planejamento para o restante do ano.”

Adriana Ribeiro membro do Conselho de Administração da COOPAF fez uma apresentação mostrando as ações da cooperativa. Foi destacado que a principal fonte de renda da COOPAF e de seus cooperados vem da participação no PNAE, (Programa Nacional de Alimentação Escolar) através da lei 11947/09 onde no mínimo 30% do orçamento das escolas que é destinado à alimentação escolar através do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) sejam utilizados na compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar. Através dessa lei, a COOPAF fornece de seus cooperados verduras e legumes diversos, arroz beneficiado, frutas, feijão, mel, iogurte, leite, polpa de frutas para mais de 15 municípios da região. Foi também enfatizado outras ações realizada pela cooperativa como: vendas de sal mineral e produtos agropecuários, encomendas e distribuição de sementes e mudas, reuniões, formações, visitas aos cooperados, participação em conselhos e comitês, apoio a geração de renda das mulheres rurais, e fomento a agroecologia através da Feira Agroecológica e do grupo de animais para a Agroecologia. “Muito fizemos e ainda temos muito a fazer. O mais importante, é junto com nossos colaboradores, cooperados e parceiros seguirmos na luta pela manutenção das políticas públicas e por uma agricultura familiar cada vez mais fortalecida e sustentável.” destacou Adriana.

Ao final da assembléia houve sorteio de brindes e uma bonita confraternização.

Share: