Atividades externas contribuem para avanço no tratamento e reinserção social

Em mais uma iniciativa inédita, pacientes da Unidade de Acolhimento que fazem tratamento no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) participaram de um passeio ao litoral. Eles visitaram a Praia de Castelhanos, em Anchieta, Espírito Santo, nos dias 13 e 14 deste mês.

Atividades extra CAPS fazem parte da terapia de tratamento e proporcionam momento de lazer e interação social aos pacientes que geralmente não possuem oportunidade de participar de ações como essas no dia a dia. Alguns deles conheceram a praia e puderam entrar na água do mar pela primeira vez.

A referência em Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, a psicóloga Cintia Muglia, frisa que iniciativas como esta auxiliam no tratamento dos pacientes. “Estas ações proporcionam a valorização desses pacientes enquanto seres humanos e contribuem para a ressocialização de forma integral. Prezamos pelo tratamento médico e psicológico, mas também o contato com a família e com a sociedade e a retomada de uma vida ativa”, conta. A Unidade de Acolhimento, que funciona 24 horas em Muriaé, trata a reinserção dos pacientes na sociedade.

Os pacientes foram acompanhados por equipe formada por psiquiatra, psicóloga, enfermeiro, cuidadores e artesãs do CAPS AD. A viagem foi custeada pelo Programa CAPS.

“Quero agradecer ao prefeito Grego, ao doutor Paulo César [secretário Municipal de Saúde], ao Wescley [Wescley Souza, secretário Adjunto de Saúde], ao doutor Armando [Armando Ambrósio Neto, médico do CAPS], à Cintia e a todos que fizeram isso por nós. Foi algo muito bom e está ajudando no tratamento”, diz João Paulo Alves. “Gostei do passeio, foi legal demais. Obrigado por esta oportunidade”, completa Rogério Augusto Monteiro.

Share: