Este ano, seis escolas de Educação Infantil da rede municipal serão contempladas com o PVE

 

Muriaé iniciou nesta semana mais um ciclo de capacitações do Programa “Parceria pela Valorização da Educação”, o PVE, que tem como objetivo contribuir com a qualificação de práticas de gestão educacional e com a mobilização social de comunidades em prol da melhoria do ensino.

 

Os encontros aconteceram nesta segunda,  terça e quarta-feira (15, 16 e 17), no Centro Administrativo e Teatro Zaccaria Marques. As atividades de formação envolveram profissionais Secretaria Municipal de Educação, além de diretores, coordenadores, pedagogos, jovens e comunidade.

 

Em 2019, seis escolas de Educação Infantil da rede municipal – Irene Dias Nunes (Santo Antônio), Maria do Carmo Cerqueira Castro (Joanópolis), José Miguel Muahad (Barra), Terezinha Maria Oliveira Ribeiro (São Cristóvão), Ricardo Oliveira Morais de Azevedo (Safira) e Zuleima Cézar de Araújo (São Pedro) – serão contempladas com o PVE, realizando estudos e práticas de melhorias em gestão escolar. Em 2018, o projeto foi desenvolvido em 16 escolas de Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) da rede municipal de educação.

 

Neste ano, ficou definido o tema “Gestão com Foco na Aprendizagem”, apoiando os gestores na análise de resultados de aprendizagem e qualificação das rotinas de trabalho,  na formação continuada dos professores, a fim de que os alunos aprendam mais, melhor e no tempo certo.

 

A coordenadora da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, Pollyana Matos, afirma que o PVE veio ao encontro do que se pretende estabelecer quanto à estrutura documental curricular e de registro de aprendizagem da Educação Infantil. “Demos início a esse processo em 2017, quando elaboramos o quadro curricular da educação infantil, fizemos a sondagem de diagnóstico das escolas da rede, estruturamos o uso de apostila para unificar o currículo e fizemos, em 2018, a primeira avaliação das escolas da rede municipal, a ‘Alicerce’ , através da qual as escolas estruturaram planos de ações gestoras para suas escolas. O PVE agora vai nos ajudar a regimentar com mais propriedade todos esses dados”, diz.

 

O PVE – Idealizado pelo Instituto Votorantim, o PVE conta também com apoio da equipe pedagógica da Comunidade Educativa (CEDAC), parceira na aplicação das práticas de gestão do programa.

 

“O objetivo do PVE é auxiliar no avanço da aprendizagem dos alunos para contribuir com uma educação de mais qualidade”, afirma a técnica formadora do CEDAC em Muriaé, Maria das Graças Nogueira Cruz, a Dadaça.

Share: