Aconteceu na Sexta-feira Santa mais uma edição da Encenação da Paixão e Morte de Cristo. O evento que tradicionalmente era realizado no Parque de Exposições de Muriaé, foi montado pela terceira vez consecutiva na Comunidade Sagrado Coração de Jesus no bairro São Joaquim. Envolveu mais de 45 atores, entre montagem, figurantes, e diretores. Famílias inteiras participaram inclusive levando as crianças para contracenar. Além do São Joaquim, as comunidades do Santana, Joanópolis, Cardoso de Melo e a Matriz que fica no bairro Dornelas, estavam representadas.

O coordenador da Comunidade Sagrado Coração de Jesus, José Antônio de Araújo, um dos organizadores do evento afirmou que este ano superou as expectativas. “Foi tudo muito bem preparado e ensaiado, todos ficaram muito empolgados com a encenação e graças a Deus, deu tudo certo. Os ensaios foram muito bem conduzidos. Nossas comunidades são muito unidas e todos se ajudam.”

O Líder espiritual e Pároco da Matriz Nossa Senhora do Sagrado Coração, que fica no Dornelas, o Padre Adílson Nery, explicou o sentido da celebração. “Esta é uma oportunidade de refletirmos e trazermos à memória o que Jesus fez por nós. Não estamos crucificando Jesus novamente, mas rememorando seu sofrimento como forma de alertar sobre todas as vezes que o crucificamos quando pecamos. Ele deu a Sua vida para a nossa salvação. Então, a cada ano, rememoramos isso, e a nossa encenação tem ficado mais grandiosa com a participação de muitas pessoas e como sempre muito empenhados.”

“Este ano ficou maravilhoso, gostaria de agradecer aos coordenadores, produtores, diretores e atores que se desdobraram para realizar o evento. Agradeço também a participação do povo que nos acolheu para o momento de reviver esta narrativa da Paixão e Morte de Jesus na Cruz, segundo São João, e que fazemos de uma maneira encenada e depois descemos com a procissão do Senhor Morto, e como diz a narrativa, alguns discípulos e alguns amigos de Jesus levaram o corpo para ser sepultado e é justamente essa memória que revivemos trazendo o corpo até a igreja matriz com a participação das nossas comunidades. E aqui Ele fica e celebramos a noite da Vigília Pascal, para lembrar que este Senhor sepultado não está no túmulo, mas junto do Pai”, esclarece padre Adilson.

O casal Reinaldo e Lolô Dornelas, que há 25 anos colaboram com a encenação, contaram como foi a organização do evento. “Isso é um trabalho de equipe, não tem como fazer sozinho, realmente temos a experiência de muitos anos, mas são quatro bairros unidos, além da Matriz. Nos juntamos e conseguimos representar os fatos que conhecemos pela liturgia. Possibilitamos uma reflexão de tudo que Jesus fez por nós. Num mundo tão conturbado como estamos vivendo há a necessidade do nosso coração amolecer um pouco, entender que o amor ao próximo, a convivência sadia, a fé, a religiosidade são importantes. Então aqui, na verdade, fazemos uma oração em forma de teatro para que possamos mudar de vida. É um momento especial. Que durante a Quaresma e Semana Santa possamos transformar o coração das pessoas.”

Share: