O Dia dos pais está chegando. Este ano será comemorado em 11 de agosto, mesmo sendo considerada uma das melhores datas do comércio, perdendo apenas para Natal, Dia Das Mães e Dia dos Namorados, pesquisa apontam que os pais não devem ficar sem presentes, mas eles devem ser mais modestos. Pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) aponta que lojistas acreditam que o valor médio que consumidores gastarão com os presentes deve ser 12% menor que no ano passado. As compras não devem passar de, em média, R$ 106,00. Em 2018, o tíquete médio era de R$ 121,63. A previsão de alta nas vendas é de 2%.

Em Minas, o parcelamento de salários do funcionalismo estadual e o desemprego foram alguns fatores apontados para o desanimo com gastos maiores. Em entrevista publicada no site do CDL/BH o presidente da entidade, Marcelo de Souza e Silva, afirmou que as pessoas estão buscando presentear sem comprometer o orçamento. Em relação à quantidade, os lojistas acreditam que os presentes serão únicos.

Apesar das perspectivas de um tíquete mais magro esse ano, em Muriaé os lojistas estão otimistas. O Presidente da CDL, Gustavo Ferreira, espera um aumento nas vendas acima dos 2,5% de 2018. Ele acredita que o Dia dos Pais deve impulsionar os números de agosto.

“Esta é uma das datas mais importantes do comércio, então aguardamos uma recuperação maior que do ano anterior. Uma pesquisa do SPC Brasil prevê acréscimo de até 2,55, mas eu acredito que aqui na cidade isso deva ser maior. E as pessoas sempre aguardam para comprar mais próximas às datas, então acho que na sexta e no sábado as vendas crescerão bastante.”

Entre as opções de presentes estão os clássicos, meias, gravatas, camisas, calças e calçados, mas os eletrônicos também estão ganhando espaço. Alguns blogs especializados dão dicas de como se planejar para garantir um presente que agrade sem gastar muito. A primeira delas é organização. Se organizar, pensar no que vai comprar, calcular valores e verificar o que a pessoa gosta, assim, as chaces de agradar sem gastar muito podem aumentar. Diversificar é outra dica importante. Sair da mesmice, procurar alguma coisa diferente que vai agradar sem ser óbvia demais.

De acordo com o CDL Muriaé, no sábado, 10, véspera de Dia dos Pais, o funcionamento do comércio na cidade será até as 16h.

Share: