O Grupo de Mães que oram pelos filhos completou cinco anos de atividades em Muriaé. A comemoração aconteceu no pátio da Igreja São Francisco de Assis, na quinta-feira, 7/11, com um saboroso lanche fraterno, sorteio da rifa de uma bicicleta que foi doada por um participante e uma maravilhosa palestra do experiente orador de Laje do Muriaé, Robinho Coelho. Durante o evento, foi empossada a nova coordenadora do grupo, Carolina Nobre de Almeida, eleita por consenso das 43 mães do grupo de apoio. Ela contou um pouco da sua história que se funde com a das Mães que Oram Pelos Filhos.

“Eu frequentava o grupo desde a época em que se chamava Comissão de Festas, éramos nove integrantes e fomos convidadas a organizar alguns eventos da comunidade São Francisco de Assis. A partir daí sempre nos reuníamos e passamos a perceber a necessidade de fazer alguma coisa a mais, nosso objetivo era maior e o nosso coração pedia isso. Sempre que estávamos juntas, acabávamos compartilhando histórias e percebemos que os problemas eram parecidos, então, começamos a orar. Formamos um grupo de orações e nos reuníamos a cada 15 dias, cada vez em uma casa, e o grupo foi aumentando, passamos para 14, depois 19 mães e quando chegamos a 40, percebemos que as casas não comportavam mais os encontros, foi quando descobrimos o   movimento nacional das Mães que Oram Pelos Filhos, nessa época o grupo se chamava Mães de Fé, e aí abraçamos o movimento e completamos hoje cinco anos”, conta Carolina Nobre. 

Ela também explica como funcionam as reuniões. “Elas acontecem na Igreja São Francisco de Assis, no bairro São Francisco, todas as quintas-feiras, às 19h. Iniciamos com o terço das mães e em seguida temos um momento de reflexão. Quem quiser participar é só ir aos encontros. A padroeira do movimento é Nossa Senhora de La Salette, que tem uma capela especial na igreja e sua imagem visita as casas das participantes, sendo repassada a cada uma das mães, toda semana. A média de frequência das reuniões é de cerca de 80 mães, mas o grupo de WhatsApp tem mais de 200 participantes.”  Carolina conta, ainda, que o grupo já apadrinhou três outros movimentos fundados na cidade, na Capela do Rosário, Igreja da Barra, Imaculada Conceição, e o do Bico Doce, na Igreja São Vicente de Paulo. “Também apadrinhamos várias igrejas e pessoas que nos procuram. Fundamos o movimento em Cataguases e Eugenópolis. É um movimento que abrange todo o Brasil e o exterior também.”

Sobre o palestrante da noite, a coordenadora afirma que Robinho Coelho é muito conhecido no meio, e, inclusive, já realizou um retiro do movimento. “Ele só veio enriquecer os nossos corações, falou da importância das mães estarem juntas e unidas e de como isso é importante para o movimento. Começamos o encontro falando da pessoa mais importante, que somos cada uma de nós, cada uma na sua particularidade, com sua essência e seu jeito de ser é peça essencial para estarmos juntas há cinco anos.”

Share: