O carnaval de Miradouro foi um sucesso e muito animado. Começou na quinta-feira, 20/02, com o Carnaforró da Terceira Idade e só acabou na terça-feira, 25, com o aguardado show de Thaylis Carneiro. Durante a festa, um momento mais que especial do carnaval miradourense, na segunda-feira, 24, o Bloco Bicho do Sereno, administrado por Renato da Mata, que também coordena a ONG assistencial de mesmo nome, homenageou o Sr. José Normando Campos, personalidade muito querida na cidade.

Orlene Lopes Campos Siqueira é a terceira filha do homenageado e contou como a família recebeu a homenagem que classificou como um verdadeiro presente da cidade. “É uma honra muito grande ter recebido essa homenagem e eu acredito que tudo começou pela Sapucaia. Meu pai plantou uma Sapucaia num terreno que pertencia a ele aqui na entrada de Miradouro e essa árvore passou a ser o símbolo da cidade. O meu pai, a vida toda, sempre foi apaixonado por plantas, flores… ele nasceu na fazenda e eu nasci também, e eu fui para Belo Horizonte, estudei odontologia, trabalhei 18 anos e troquei minha profissão, virei florista. Há 25 anos tenho uma flora e acredito ter recebido toda essa energia dele, de gostar de flores e plantas. E creio que toda essa homenagem partiu das flores, da Sapucaia, porque quando ela floresce muita gente para na estrada para fotografar de tão linda que é. E aí o nosso prefeito a quem muito agradecemos, transformou a Sapucaia no símbolo de Miradouro. Agradeço muito o Renato da Mata e a ONG Bicho do Sereno e o prefeito Mirim, por este presente tão especial.”

Renato da Mata conta que este é o oitavo ano de desfile do bloco que tem o objetivo de homenagear pessoas que contribuíram com a cultura local. “No ano passado o bloco havia acabado de desfilar e eu fui abordado pela D. Rachel, esposa do Joaquim e ela me perguntou quem nós iríamos homenagear esse ano. Ela sugeriu o Sr. José Normando e o nome foi muito bem aceito. Em Miradouro já fazemos um trabalho sobre a Sapucaia, essa árvore linda que fica cor-de-rosa na primavera e foi plantada por ele no nosso trevo de acesso, ainda quando a Rio Bahia estava sendo construída. E ele sempre foi um apaixonado pela natureza. Em 2017 a Sapucaia foi reconhecida como Árvore Símbolo de Miradouro.”

Renato ainda explica como foram dividas as alas do bloco. “O Sr. José Normando foi presidente da AMA Associação Miradourense de Atletismo e incentivava muito o esporte na cidade e era cruzeirense, então tivemos uma ala a esse respeito; tivemos uma ala do Lions Clube, porque ele foi presidente do clube aqui na cidade. A ala Homem do Campo, que faz alusão a sua simplicidade e a Fazenda Santa Cruz, representada com uma foto antiga; a ala Bahia distribuía mudas de Sapucaia e fitinhas do Senhor do Bonfim, e foi onde ele conheceu a sapucaia. E tivemos também a ala Resgate de Valores, da terceira idade. A família Normando é muito unida e conhecida em Miradouro, a Solange, filha do Sr. José Normando sai com a terceira idade no bloco desde o primeiro desfile então essa ala trouxe os valores que devemos preservar para construir uma sociedade mais justa.” A bateria do Bloco do Papagaio de Muriaé que deu um show a parte no desfile junto ao mestre salas Jonny e sua companheira, que também vieram de Muriaé especialmente para o desfile.

Ainda passaram pelas ruas da cidade o bloco Konkitivé da Pousada Miragem, que desfilou na sexta,21. No sábado, 22, foi a vez dos blocos Só Frida e do Boi, que fez seu primeiro desfile e deu as caras em todos os dias de folia, a apresentação da noite ficou por conta do Sambratuk. No domingo, 23, teve matinê com as crianças do bloco Bicho do Amanhã e a tarde desfilaram Coração Selvagem, com um tributo a Belchior, e Num Tem Bão. A noite o tradicional bloco do Boi fez seu segundo desfile e o show foi de Alessandra Crispim. Na segunda, 24, os desfiles ficaram por conta dos blocos Bicho do Sereno e do Boi e show do Samba a La Carte. Na terça, 24, matinê outra vez com o Bicho do Amanhã, o quarto desfile do Bloco do Boi e o encerramento com Thaylis Carneiro.

O prefeito Mirim fez uma análise positiva do evento. “Conseguimos mais uma vez cumprir o nosso objetivo que é o resgate do tradicional carnaval de rua, uma festa para a família, encontro de amigos e valorização da cultura. Parabéns a todos que participaram da organização da festa e se doaram para que a cidade tivesse um dos carnavais mais bonitos e organizados da região.”

Share: