Prazo termina em 30 de junho; atendimento presencial na Junta de Serviço Militar está suspenso devido ao coronavírus 

Devido à Junta de Serviço Militar de Muriaé estar com atendimento presencial suspenso por conta do coronavírus, o alistamento militar deverá ser feito somente pela internet no site do Exército (www.alistamento.eb.mil.br). O prazo termina em 30 de junho. 

O alistamento é obrigatório e deve ser feito por jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2020, ou seja, os nascidos em 2002. 

Para fazer o cadastro, é necessário acessar o site com o número do CPF e preencher o formulário para validação dos dados pessoais. É importante que o adolescente imprima o Certificado de Alistamento Militar (CAM), documento que comprova a inscrição. Além disso, é necessário ter email. 

Já o Certificado de Dispensa, documento requerido por diversos jovens, estará disponível na Junta para retirada quando o órgão retornar seu atendimento ao público.   Jovens de classes anteriores terão que aguardar o período da pandemia para resolverem sua situação. 

Os cidadãos que são moradores da área rural de Muriaé também devem se alistar normalmente. Vale lembrar que o alistamento é obrigatório ainda para as pessoas com deficiência física e mental. Para isso, devem apresentar parecer médico sobre a deficiência constando o CRM do médico. Sendo notoriamente incapazes, essas pessoas são isentas do Serviço Militar. 

Dos inscritos, cem adolescentes serão selecionados para formação como atiradores para o próximo ano no Tiro de Guerra 04-016, órgão que funciona na cidade em parceria com a Prefeitura. 

Quem perder o prazo do alistamento?

Quem não se alistar dentro do prazo, além de ter que pagar multa, vai estar em débito com o Serviço Militar, ficando impedido de prestar concurso público, tirar passaporte, ser matriculado em universidade, entre outras dificuldades. Até mesmo se o jovem ganhar na loteria, não poderá retirar o prêmio. 

JSM de Muriaé – Localizada no quarto andar do prédio da Câmara de Vereadores, Centro, a Junta de Serviço Militar de Muriaé pode ser contactada pelo telefone 3729-1221, de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h.

Share: