Na ação de sexta-feira (22), uma academia foi notificada com diversas irregularidades. Fiscalização prossegue na próxima semana

Em prol da saúde de todos e para prevenir a disseminação do coronavírus, a Prefeitura de Muriaé está fiscalizando academias esportivas da cidade. A ação acontece após  denúncias pelo aplicativo e-Ouve e por parte do Ministério Público. O estabelecimento notificado que não cumprir as exigências poderá perder o alvará.

Na ação desta sexta-feira (22), uma academia foi notificada com diversas irregularidades. A fiscalização prossegue na próxima semana.

Por decreto federal, acatado pela Prefeitura através de resolução, academias foram autorizadas a reabrir desde 18 de março, mas com restrições. Entre os critérios a serem adotados por estes estabelecimentos estão: acesso de um cliente a cada 25m² de área de livre circulação de público por ambiente, presença de um aluno para cada profissional de Educação Física, uso de máscara (tanto por parte de usuários quanto de funcionários) e disponibilização de álcool 70% ou álcool em gel para higienização das mãos.

Ainda de acordo com o documento, o tempo de permanência de cada aluno no local deve ser de, no máximo, 45 minutos, de modo a permitir que mais pessoas possam se beneficiar da prática de atividade física. A fim de evitar o encontro entre os usuários e permitir a limpeza do piso do estabelecimento, deve haver um intervalo de tempo de dez minutos entre a saída de um grupo e a entrada de outro.

Além disso, todos os equipamentos de registro com digital, como catraca de entrada e saída e equipamentos similares, devem ser desativados. Os bebedouros devem estar fechados, sendo de responsabilidade de cada praticante levar o próprio recipiente com água.

Também por determinação do decreto federal, a autorização especial de funcionamento deve estar afixada na porta das academias.

A resolução municipal pode ser conferida na íntegra no site da Prefeitura de Muriaé (muriae.mg.gov.br/coronavirus)

Share: