Inspeção militar terá medidas de prevenção à covid-19 

Os 462 jovens de Muriaé que se alistaram este ano para o Tiro de Guerra 04-016 vão participar da seleção geral no TG entre 17 e 21 de agosto. Para prevenção da covid-19, serão adotadas medidas de higiene e de prevenção ao coronavírus, como atendimento de 50 jovens por turno, uso de máscara por todos, além do oferecimento de álcool em gel ou álcool 70%. 

A relação com nome completo, local, data e horário de apresentação dos jovens está afixada na entrada da Câmara de Vereadores (Rua Gabriel Oliveira, Centro). Os inscritos também poderão acessar o site www.alistamento.eb.mil.br para obter tais informações ou, ainda, entrarem em contato com o Tiro de Guerra 04-016 pelo telefone (32) 3729-1220.

Apenas jovens que estão em dia com o alistamento – ou seja, sem nenhuma multa pendente – deverão comparecer na seleção geral

 O procedimento será realizado de segunda a quinta-feira durante os turnos da manhã e tarde, às 7h e às 13h. Na sexta-feira, o atendimento será apenas pela manhã, às 7h. Para isso, o jovem deve apresentar o Certificado de Alistamento Militar (CAM) e Carteira de identidade ou documento equivalente. Recomenda-se, também, que o alistado evite comparecer usando chinelo, bermuda ou camiseta cavada. 

A seleção geral – O processo de seleção geral é a fase em que o jovem se apresenta a uma comissão a fim de concorrer à incorporação na unidade do Tiro de Guerra. O alistado que não se apresentar durante a época de sua classe ou que, tendo feito, ausentar-se sem a ter completado, estará em débito com o Serviço Militar na situação de “refratário”. Desta forma, o mesmo deve retornar à Junta de Serviço Militar e realizar o pagamento de multa para ser encaminhado novamente à inspeção. 

A seleção é composta por testes como entrevista e inspeção de saúde, em que são realizados exame dentário, médico e de esforço físico – neste momento, o jovem poderá apresentar ao médico militar o laudo caso tenha algum problema de saúde. 

Quem não tiver aproveitamento satisfatório é dispensado do serviço militar. Já os adolescentes aptos poderão ser distribuídos para uma seleção complementar no TG, ou, caso exceda a necessidade, ser dispensados.  

Fotos: Arquivo Prefeitura de Muriaé

Share: