eleições

A pandemia do coronavírus fez com que muita coisa mudasse para as eleições municipais deste ano. A primeira delas foi em relação às datas. O primeiro turno será no dia 15 de novembro. Já os locais em que houver segundo turno, a data para votação será dia 29 de novembro.

Outra mudança importante é em relação ao horário de votação. Os eleitores poderão comparecer às urnas de 7h às 17h. De acordo com a Justiça Eleitoral, o horário entre 7h e 10h será preferencial para pessoas acima de 60 anos.

Atenção! Se estiver com febre ou apresentou sintomas da covid-19 nos 14 dias anteriores a votação, fique em casa. Mas se estiver tudo certo, vá de máscara e leve uma caneta para o local de votação.

Evite levar crianças e acompanhantes e, principalmente, não deixe para a última hora. Permaneça no local de votação apenas pelo tempo suficiente. Outra medida importante é limpar as mãos com álcool em gel antes e depois de votar.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa que é preciso levar ao local de votação um documento com foto e o título de eleitor. No entanto, se o mesário achar necessário, ele pode pedir ao eleitor que se afaste da mesa e retire a máscara para comprovar sua identidade.

Saiba também que é possível substituir o título em papel por uma versão digital. É só baixar o aplicativo e-Título.

Usando o aplicativo e-Título nas eleições

Desenvolvido pelo TSE, o e-Título é uma aplicativo para que o cidadão tenha o título de eleitor na palma da mão. Inclusive ele é acessível para pessoas com deficiência visual.

Além de informações como nome, número do título e zona, seção e cidade de votação, o aplicativo traz outras funcionalidades. Por ele é possível consultar a situação eleitoral, bem como acessar as certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais.

De acordo com o TSE, também é possível usar o e-Título para encontrar locais para justificar a ausência no dia da eleição e, este ano, permite que os eleitores se cadastrem como mesários voluntários.

Passo a passo para ter o aplicativo no seu celular

1- Baixa o aplicativo, disponível para IOS (clicando aqui) e Android (clicando aqui). Ao abrir o e-Título passe pela apresentação de depois leia os termos de uso. Clique em “Concordo” para continuar.

Eleições

2- Preencha os campos com o seu nome e data de nascimento. Em seguida, escolha o tipo de documento, que pode ser CPF ou o número do título de eleitor. Informe o nome da sua mãe e do seu pai e clique em “Entrar no e-Título”.

3- Caso seja o seu primeiro acesso ao aplicativo, a próxima tela será para criar uma senha numérica contendo seis dígitos. Digite a mesma senha duas vezes e confirme.

4- Se você tiver uma senha cadastrada mas não lembra dela, clique em “esqueci minha senha” e siga o passo a passo.

5- Se o seu celular possui a opção de cadastrar biometria para proteger os aplicativos, faça o procedimento com o e-Título. É só clicar em “Ativar” e pronto. É sempre bom proteger ao máximo os dados pessoais.

6- Está pronto o seu cadastro. Na tela principal irão aparecer as mesmas informações do seu título de eleitor. Além disso, terá um QR Code para leitura das autoridades que vão validar as informações que contam no seu perfil.

Eleições

Fonte: recontaai.com.br

Share: