Não é novidade que a Obra Unida Lar Ozanam é uma das mais reconhecidas entidades de assistência social de Muriaé. No entanto, com os impactos da pandemia do Covid-19 em vários setores da sociedade, é natural que a instituição passe por dificuldades, visto que depende majoritariamente de doações para poder seguir abrigando os 48 idosos que lá residem. Em uma entrevista à reportagem ao Jornal Folha do Sudeste, o Diretor Administrativo Elder Moreira da Silva, comentou sobre os desafios do Lar em relação às adversidades do tão comentado “novo normal” e explicou sobre como serão recebidas as doações de fim de ano.

Elder contou à nossa repórter que, para evitar o contágio dos idosos com o novo coronavírus, o Lar Ozanam precisou adotar uma série de medidas de distanciamento social, conforme as normas propostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “A visitação foi encerrada desde o início da pandemia e só foi permitida durante a onda verde, quando autorizamos a entrada dos familiares, desde que fosse mantida uma distância de ao menos três metros entre eles e os idosos. Assim, nós evitávamos ao máximo o contato e, portanto, a contaminação. Agora, como estamos na onda amarela, cancelamos o contato presencial e o permitimos apenas por celular, através de videoconferência. Os familiares estão cientes e de acordo com esta decisão, uma vez que a maioria dos idosos que abrigamos pertence ao grupo de risco, pois é hipertenso, diabético ou apresenta complicações cardíacas. Com isso, felizmente, nossas medidas de prevenção têm dado certo”, explicou.

Quando perguntado sobre como tem sido possível o recolhimento das doações, Elder falou sobre as principais necessidades da instituição no momento e frisou que esta é uma dúvida bastante comum durante o período da pandemia. Além disso, ele também explicou sobre como podem ser efetivadas as doações de presentes para a época do Natal. “Muitas pessoas já nos ligaram, pois anualmente é feito um kit para nossos idosos, e os doadores querem saber como ele será feito neste ano. As doações poderão ser feitas normalmente, mas sem o contato. A instituição as receberá, deixará em um cômodo separado por 24 horas, e apenas após este período elas serão entregues aos idosos. Nossa maior necessidade hoje é de materiais de higiene pessoal, como pastas de dente, sabonetes e desodorantes spray. Seremos muito gratos a quem puder nos ajudar, uma vez que sempre recebemos com carinho a ajuda do povo de Muriaé, que é tão solidário e tem Deus no coração, então, doa com alegria”, finalizou.

Quem quiser finalizar o ano com chave de ouro e o coração limpo fazendo uma boa ação, pode deixar sua doação aqui no Lar Ozanam, que fica na rua Zeno Luiz Mazzoco, 100, no bairro São Vicente de Paulo em Muriaé. Se tiver alguma dúvida, pode também entrar em contato através do telefone (32) 3722-4367.

Share: