A Câmara de Dirigentes Lojistas e Associação Comercial Empresarial (CDL ACE) de Muriaé sediou, na tarde da quinta-feira (10), o encontro de prefeitos eleitos da região junto a membros integrantes da AMERP (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Pomba). A solenidade teve como objetivo orientar os administradores municipais quanto às regras de transição de mandato e gestão empreendedora.

O atual presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Pomba (AMERP) e prefeito de São Sebastião da Vargem Alegre, Claudiomir José Martins Vieira, esteve presente e fez um panorama do evento. “O encontro de gestores eleitos e reeleitos contou com mais de quarenta prefeitos e foi uma reunião muito importante, na qual procuramos treinar, trocar informações e buscar conhecimento aos prefeitos de toda a nossa região. Foi um sucesso e contou com várias palestras, cursos e treinamentos, levando network, conhecimento de pessoas e técnicas de gestão falando da nova política da realidade do nosso país”, avaliou.

O atual presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Mata Leste (Cisleste) e prefeito de Miradouro, Almiro Marques de Lacerda Filho, esteve presente na solenidade e detalhou a relação da associação a consórcios com a eficiência da gestão pública. “A dependência de qualquer município pequeno com os consórcios e associações é muito grande. Quando estamos em conjunto, nós conseguimos melhores preços em consultas, exames e maquinários. Isso diminui os gastos do nosso município, fazendo com que possamos gastar esse dinheiro em outra finalidade dentro da gestão pública. Gestão pública se faz com eficiência, através da busca de dados, utilização de ferramentas como planilhas e pesquisa. Não se brinca com gestão pública, se faz gestão com técnicos e uma equipe de base, que consiga nos ajudar a finalizar nossos projetos. Foi isso que fiz em Miradouro. Coloquei pessoas capacitadas para que, quando fosse a Brasília ou Belo Horizonte, conseguisse que nossos projetos saíssem do papel”, esclareceu.

O Secretário Executivo da Cisleste, Renê Leite Magalhães, também concedeu entrevista e falou sobre os propósitos do encontro. “O motivo maior é conhecer os prefeitos, provocando uma aproximação entre eles e mostrar os serviços que são ofertados pelo Cimerp enquanto consórcio, a Amerp e os serviços relacionados à saúde oferecidos pela Cisleste. É importante porque, neste momento, os prefeitos ainda não conhecem todos os serviços e não sabem sobre sua importância. Então, este é um momento em que trazemos técnicos e autoridades que falam sobre os consórcios e a importância dos municípios se unirem, pois administrar sozinho é muito difícil, e o consórcio tem o poder de juntar os municípios para que eles adquiram serviços juntos. Isso traz uma economia de escala muito grande e um sucesso para as prefeituras. Nosso consórcio tem uma abrangência muito grande na região, de mais de 200 mil habitantes, e traz um serviço muito satisfatório a todos os municípios integrantes”, explicou.

Julvan Lacerda, presidente da Associação dos Municípios Mineiros (AMM), ressaltou a importância da reunião para a orientação dos prefeitos quanto à gestão. “Esse encontro é muito importante, porque visa orientar quem está chegando ao cargo e direcionar quem já está, para o aprimoramento das funções. Esta iniciativa dos consórcios e das associações microrregionais é muito produtiva, com certeza, vai refletir na vida do cidadão”, ponderou.

O Secretário Executivo do Consórcio da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge), presidente do Colegiado Mineiro de Secretários de Consórcios Intermunicipais de Saúde e vice-presidente da Rede Nacional de Consórcios, Narcélio Alves Costa, também considerou que a reunião foi uma influência positiva no que se refere ao setor de economia e ao manejo de capital de cada município. “Esse encontro é de fundamental importância, uma vez que houve um grande número de renovação de prefeitos. Os consórcios intermunicipais são uma ferramenta de gestão regional que vai viabilizar ao cargo destes prefeitos nas áreas de saúde, saneamento básico, iluminação pública, resíduos sólidos, etc. Isso vai ajudar os municípios a economizar e, portanto, aplicar esta economia em outras áreas de desenvolvimento”, afirmou.

O prefeito eleito de Eugenópolis, Juarez Luiz Breijão, compareceu à reunião e fez considerações sobre como ela otimizará sua futura gestão. “É meu primeiro mandato como prefeito de Eugenópolis e, pelo conhecimento que tenho, é muito bom que estejamos aqui hoje para ouvir estas palestras. O nosso município é pequeno e, então, precisa ter este convênio, que vai nos ajudar muito. Foram tratados temas relativos à saúde e ao maquinário, do qual nosso município está muito dependente”, relatou.

 

Share: