Aconteceu no dia 30 de janeiro, a eleição da nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Muriaé, Barão do Monte Alto, Rosário da Limeira e São Sebastião da Vargem Alegre. A votação também ocorreu em Muriaé, Rosário da Limeira, Barão do Monte Alto, Macuco, Itamuri, Boa Família, Belisário e Vermelho, e, após o encerramento, foi declarada a reeleição da chapa única, encabeçada pelo o atual presidente Eduardo Antônio de Alcântara. Feliz com o resultado, ele concedeu uma entrevista à nossa redação e deu detalhes sobre suas expectativas para o novo mandato.

“Nosso mandato 2017/2021 vence no início de março, mas, pelo nosso Estatuto, o presidente pode se candidatar à reeleição. Então, eu fui indicado e aceitei o desafio novamente. Nós tínhamos cerca de 500 associados aptos a votar, dos quais 304 compareceram à votação e aprovaram a nossa chapa única. Em Muriaé, nunca tivemos concorrentes, e a nós foi confiado o voto dos eleitores para que possamos seguir no cargo por mais quatro anos, no mandato 2021/2025”, explicou Eduardo.

Ele também demonstrou sua gratidão por todo o apoio que recebeu durante estas eleições. “Temos muito a agradecer a Deus, à família, que nos apoiou; à diretoria atual, que novamente indicou o meu nome; e aos parceiros e associados. Obrigado por reservarem um tempo em um período tão difícil para darem um voto de confiança no nosso trabalho, perante a nossa administração”, disse.

Quando perguntado sobre como é o processo para que um trabalhador rural se torne membro do Sindicato, ele frisou que envolve certas condições, mas seguramente vale a pena. “Para tornar-se associado, é necessário cumprir alguns requisitos. Não basta apenas ter uma propriedade, mas sim se dedicar a este ofício, como os pequenos proprietários de terra, os parceiros, os comodatários e os arrendatários. Quanto ao nosso funcionamento, o Sindicato busca a representação e luta pelos direitos dos Trabalhadores Rurais”, relatou.

Ele ainda avaliou seu primeiro mandato e deu algumas previsões para este novo passo na história do Sindicato, que completou, em janeiro, 35 anos de trabalho na região. “Foi um desafio para a nossa gestão passar por um momento tão difícil, no qual tivemos três Presidentes da República em um único mandato. E, em cada um, passamos por grandes desafios, como a Reforma Trabalhista, a Reforma da Previdência, a terceirização e a perda de direitos que já haviam sido conquistados desde o início dos movimentos sindicais. Foi triste, mas nos unimos e nos manifestamos em atos para defender alguns direitos. Mesmo que a Reforma tenha passado, conseguimos mudar alguns pontos através da nossa luta. Não é um período fácil e a conjuntura política não nos ajuda, mas vamos seguir lutando, defendendo nossos direitos e oferecendo muitos serviços de qualidade para nossos associados, com renovação e esperança. Pretendemos sempre lhes transmitir informações, para que eles tenham seus direitos assegurados e estejam cientes dos acontecimentos políticos que afetam a classe. O foco é trabalhar cada vez mais a partir da união de forças dos nossos associados e parceiros, para que possamos prosseguir com o nosso trabalho”, ressaltou.

Ao final da entrevista, ele deixou um recado para as mulheres, em celebração ao próximo 8 de março. “Sempre fazemos algum evento nesta data para prestigiar as mulheres e deixar claro a importância do trabalho feminino na nossa área. Oito dos dezesseis integrantes da nossa diretoria são mulheres, então seus direitos constituem um tema muito importante para nós. Dedico um grande abraço em nome do Sindicato a cada mulher em comemoração a este dia”, finalizou.

Share: