Uma das maiores entidades de assistência social em Muriaé, o Lar Ozanam já soma mais de 40 anos de trabalho e atualmente acolhe 42 idosos. Como depende majoritariamente de doações, a instituição tem enfrentado dificuldades em razão da pandemia do Covid-19, que gerou grandes impactos negativos no setor econômico mundial e, portanto, também na arrecadação de doações para instituições filantrópicas.

Em entrevista ao Jornal Folha do Sudeste, a Assistente Social Ana Paula de Freitas Orioli

falou sobre as medidas que o Lar Ozanam precisou tomar para promover o distanciamento social e, assim, evitar o contágio dos idosos com o novo Coronavírus, conforme as normas propostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “Os idosos sentiram bastante no início, pois foram interrompidas as visitas presenciais no dia 13/03/20, antes mesmo dos decretos municipais. Porém intensificamos, através do setor Psicologia/Serviço Social, os contatos familiares para preservação dos vínculos através de videochamadas, mensagens por WhatsApp, bem como ligações telefônicas para amenizar a ausência familiar, física. Mas o carinho, a atenção e o amor continuam”, explicou.

Ela também relatou as principais necessidades do estoque de alimentos do Lar Ozanam e pediu doações. “Em relação a gênero alimentício, precisamos de leite integral, uma vez que, o que recebemos do município não supre o nosso consumo mensal e também margarina/manteiga. Quanto a itens de higiene pessoal, precisamos de lenços umedecidos, talcos e fraldas XG. Também há a necessidade de materiais de limpeza, como água sanitária, detergente e cloro”, disse.

Quem quiser realizar uma boa ação, pode deixar sua doação no Lar Ozanam, localizado na rua Zeno Luiz Mazzoco, n⁰ 100, no bairro São Vicente de Paulo, em Muriaé. Se tiver alguma dúvida, pode também entrar em contato através do telefone (32) 3722-4367.

Share: