A 4ª Delegacia Regional de Muriaé alerta aos muriaeenses sobre novos golpes que estão surgindo e muitos já registrados por aqui, como o “Golpe do Cartão”. “Essa semana foram registradas três ocorrências. Na semana passada também e antes pareciam casos assim no máximo uma vez por mês, porém, agora estão vindo constantemente, pois muita gente em Muriaé está caindo nesse “Golpe do Cartão”, informa a Polícia Civil.

“O Banco NUNCA manda pessoas em sua residência para buscar cartão bancário. Jamais entregue seu cartão do banco a qualquer pessoa desconhecida, mesmo que apresente crachá ou identidade funcional de qualquer banco. Na dúvida, procure sua agência ou mantenha contato diretamente com seu gerente. Não passe seus dados pessoais ou digite ou informe sua senha durante uma ligação telefônica.

Mesmo que a pessoa do outro lado da linha afirme ser funcionário da instituição bancária. Desconfie de ligações em que a pessoa afirme ser funcionário de instituição bancária, requerendo informações pessoais, de senha ou pedindo declaração de próprio punho.

Não clique em links enviados por mensagens de texto ou por mensagens de aplicativo sem antes ter certeza do remetente. Cuidado ao efetuar compras na internet. Atenção redobrada para grupos de compra/venda do Facebook e anúncios em plataformas digitais. NUNCA faça depósitos bancários/transferências/Pix sem ter o produto em mãos.

Verifique sempre se o vendedor é confiável, se há avaliação do produto e também confira a URL (endereço) do site. Desconfie sempre de vendedores que anunciam preços bem abaixo do padrão de mercado. Verifique se o boleto de cobrança que você recebeu é autêntico e corresponde a alguma dívida que você realmente possui. Em caso de dúvida, mantenha contato com a instituição financeira emitente do documento e sempre confira o BENEFICIÁRIO do boleto. Desconfie de empréstimos que são oferecidos tendo como contrapartida depósito em dinheiro de sua parte”.

Fonte: Silvan Alves

Share: