A Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Porto promoveu, entre sexta e domingo (23 e 25), a tradicional Festa em Honra a São Cristóvão, que neste ano completou sua 75⁰ edição. A missa em homenagem ao padroeiro dos motoristas foi celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Edson José Oriolo e contou com a colaboração do Pe. Elcione Leite de Paula, mais conhecido como Pe. Élcio que atualmente está como Vigário Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição da Barra e também atende a Capelania da Fundação, ele deu a benção dos automóveis ao final da carreata, substituindo o Pároco Pe. Carlos Henrique Mariosa. Os patronos da festa foram o Grupo Líder e a Construtora Franco Suíco – Empreendimentos Imobiliários. O empresário e prefeito José Braz não pôde estar presente, mas foi representado pelo filho e Deputado Estadual Braulio Braz.

Em entrevista ao Jornal Folha do Sudeste, o diretor do Grupo Líder Braulio Braz, falou sobre o sucesso do evento. “Tradicionalmente, o Dia de São Cristóvão, para nós Muriaeenses é uma data em que celebramos, agradecendo e pedindo proteção ao Padroeiro dos Motoristas e viajantes. Já são 75 anos desta linda festa em nossa cidade e na edição de 2021, o Grupo Líder é o patrono. Pela manhã, participei da missa e também da carreata que reuniu centenas de fiéis e teve a benção aos motoristas pelo Bispo da Diocese de Leopoldina, Dom Edson José Oriolo. Um momento emocionante e que reforça a importância da fé em nossas vidas, um valor que aprendi com meus pais e ensino meus filhos e netos” finalizou.

Pe. Élcio mostrou-se grato pelo sucesso da festividade e aproveitou a oportunidade para contar a história de São Cristóvão. “Esta já é uma festa tradicional em nossa cidade. Eu sou filho desta paróquia e, como o Padre Carlos Mariosa está isolado devido à suspeita de Covid-19, ele manifestou seu carinho e pediu que eu viesse ajudar. Afinal, celebrar a festa de São Cristóvão é também manifestar a nossa fé. Cristóvão era réprobo, queria servir ao homem mais poderoso do mundo. Serviu ao rei, depois quis servir ao diabo, mas, quando viu que o diabo tremia diante do nome de Cristo, ele percebeu que Cristo era o homem mais poderoso do mundo. Então, Cristóvão passou a fazer caridade. Por ser alto, começou a ajudar as pessoas a atravessarem o rio, levando-as no ombro. Um dia, pegou uma criança e notou que estava muito pesada e, por isso, quase não conseguiu atravessar. Ao perguntar a criança por que ela estava tão pesada, ela lhe respondeu que era o Cristo, a quem ele servia e que carregava todos os pecados da humanidade. Portanto, o homem passou a ser chamado de Cristóvão, que significa portador de Cristo”, disse.

Pe. Élcio também deixou uma mensagem aos fiéis e falou sobre os desafios em relação à pandemia. “Que nós possamos dirigir com responsabilidade e conviver com as pessoas com amor, porque, quando tratamos bem o nosso próximo, também somos portadores de Cristo. Mesmo com a pandemia, é com muita alegria que celebramos esta festa e, mesmo tristes de perder pessoas que amamos, nunca podemos perder nossa fé. Que cada um possa se vacinar, pois é um imperativo cristão e ético. Temos que cuidar da nossa vida e do nosso próximo, cuidando assim do próprio Cristo”, finalizou.

Share: